ARTIGOS

Mar
2020
Robótica aplicada ao raciocínio lógico matemático: uma ligação entre Scratch e Arduino

José Ademir Gomes dos Santos / Ronei André Cloth.

Vive-se em um mundo em que as mudanças são constantes a cada momento. Viver nesta sociedade e não estar disposto a acompanhá-la é estar a mercê das dificuldades. Percebe-se que a evolução tecnológica progride a cada piscar de olhos inclusive nos ambientes escolares. O que não se pode fazer é ficarmos sem atualizações neste sentido. É preciso que uma educação tecnológica comece desde cedo para que os indivíduos possam saber utilizar a tecnologia de forma correta. A educação neste momento passa por reformulações, e torna-se essencial a implantação de tecnologias contemporâneas no processo de ensino, nesta perspectiva busca-se trazer uma discussão sobre tecnologias principalmente em educação matemática, propondo introduzir a robótica nesse ambiente abrindo portas para algumas discussões como a sua influência no desenvolvimento de um raciocínio lógico mais apurado. Para tanto busca-se discutir como introduzir/adaptar tecnologia neste contexto e de propor formas de proceder com tal forma de trabalho. Destaca-se neste trabalho uma importantíssima ferramenta, o software Scratch e o Arduino como subsídios ao trabalho com tecnologias destacando a construção de um robô controlável onde o raciocínio lógico é componente indispensável e fundamental nesse processo.