ARTIGOS
Mar
2020
Robótica aplicada ao raciocínio lógico matemático: uma ligação entre Scratch e Arduino
José Ademir Gomes dos Santos / Ronei André Cloth.
Vive-se em um mundo em que as mudanças são constantes a cada momento. Viver nesta sociedade
e não estar disposto a acompanhá-la é estar a mercê das dificuldades. Percebe-se que a evolução
tecnológica progride a cada piscar de olhos inclusive nos ambientes escolares. O que não se pode
fazer é ficarmos sem atualizações neste sentido. É preciso que uma educação tecnológica comece
desde cedo para que os indivíduos possam saber utilizar a tecnologia de forma correta. A educação
neste momento passa por reformulações, e torna-se essencial a implantação de tecnologias
contemporâneas no processo de ensino, nesta perspectiva busca-se trazer uma discussão sobre
tecnologias principalmente em educação matemática, propondo introduzir a robótica nesse
ambiente abrindo portas para algumas discussões como a sua influência no desenvolvimento de um
raciocínio lógico mais apurado. Para tanto busca-se discutir como introduzir/adaptar tecnologia
neste contexto e de propor formas de proceder com tal forma de trabalho. Destaca-se neste trabalho
uma importantíssima ferramenta, o software Scratch e o Arduino como subsídios ao trabalho com
tecnologias destacando a construção de um robô controlável onde o raciocínio lógico é componente
indispensável e fundamental nesse processo.