ARTIGOS

Mar
2020
TAREFAS DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: EXEMPLOS E POSSIBILIDADES DE ENSINO

Érica Fernanda Massolo / Larissa Winck Donadel / Paulo Wichnoski.

Esse artigo é oriundo da nossa participação em um projeto de extensão sobre Investigação Matemática na Educação Matemática. Neste projeto estudamos a tendência Investigação Matemática (IM) e nos propomos a construir e discutir algumas tarefas com características próprias dela. Em face disso, para este artigo cunhamos o objetivo de compartilhar as tarefas, como produto do exercício reflexivo de (re)construção, bem como efetuar algumas inferências acerca das possibilidades de ensino em face das tarefas construídas. Assim sendo o presente trabalho pode, em suas devidas proporções, auxiliar professores no exercício profissional, ao passo que sugere e subsidia uma maneira diversificada de ensinar matemática. Como resultados, sustentamos que as tarefas re(formuladas) e apresentadas neste artigo, podem ser aplicadas em salas de aula, pois, se mostram possibilidades de ensino, devido a consequência da formulação de uma tarefa investigativa, tanto no seu ato do desenvolvimento, no que se diz respeito à formulação das perguntas por meio do conhecimento e abrangência desta metodologia de ensino e também na realização de sua conclusão, quanto ao processo de (re)leitura, com diferentes opiniões, em análise com mais colegas e na execução da mesma, para que ocorra o bloqueio de outras ideias pertinentes a tarefa, fazendo uma reflexão sobre as tarefas, podendo ser modificada, bem como melhorada.