ARTIGOS

Mar
2020
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: UM OLHAR PARA AS TIC’s, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Angélica da Silva / Marcos Willian da Silva dos Santos / Rodrigo Luiz Gamla / Angela Maria da Silv.

Na contemporaneidade, o professor tem papel de mediador, construtor de conhecimentos, não mais como único detentor de conhecimento. Diante desse fato e dos avanços tecnológicos, é necessário estabelecer formas de ensinar, com recursos que favoreçam a utilização de meios tecnológicos no processo de ensino e aprendizado. Essa pesquisa teve como problema a ser investigado: Como os professores de uma escola estadual percebem e utilizam as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no exercício da sua prática docente? O objetivo foi identificar e potencializar o uso das TICs no processo de ensino realizado por professores de uma Escola Estadual, situada no Sudoeste do Paraná. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma pesquisa de natureza qualitativa e com base em estudos bibliográficos. Sobre as atividades desenvolvidas essas foram: Leitura da fundamentação teórica; contato com o espaço de pesquisa e a elaboração de uma apostila referente a 6 tecnologias. A aposta para um trabalho como esse reside no fluxo dos avanços tecnológicos e científicos, uma vez que é essencial o professor estar sempre se apropriando e aprimorando de outros conhecimentos em sua prática pedagógica.