ARTIGOS
Mar
2020
TECNOLOGIAS EDUCATIVAS: UM OLHAR PARA AS TIC’s, NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Angélica da Silva / Marcos Willian da Silva dos Santos / Rodrigo Luiz Gamla / Angela Maria da Silva.
Na contemporaneidade, o professor tem papel de mediador, construtor de conhecimentos, não mais
como único detentor de conhecimento. Diante desse fato e dos avanços tecnológicos, é necessário
estabelecer formas de ensinar, com recursos que favoreçam a utilização de meios tecnológicos no
processo de ensino e aprendizado. Essa pesquisa teve como problema a ser investigado: Como os
professores de uma escola estadual percebem e utilizam as Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) no exercício da sua prática docente? O objetivo foi identificar e potencializar o
uso das TICs no processo de ensino realizado por professores de uma Escola Estadual, situada no
Sudoeste do Paraná. As atividades foram desenvolvidas a partir de uma pesquisa de natureza
qualitativa e com base em estudos bibliográficos. Sobre as atividades desenvolvidas essas foram:
Leitura da fundamentação teórica; contato com o espaço de pesquisa e a elaboração de uma apostila
referente a 6 tecnologias. A aposta para um trabalho como esse reside no fluxo dos avanços
tecnológicos e científicos, uma vez que é essencial o professor estar sempre se apropriando e
aprimorando de outros conhecimentos em sua prática pedagógica.