ARTIGOS
Nov
2021
PRÁTICAS PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA COM CONCORDÂNCIA NOMINAL DE NÚMERO
Suzane Tereza dos Santos Zuchelli; Sabrina Casagrande .
O objetivo deste trabalho é fazer algumas reflexões sobre o uso da concordância de número em sintagmas nominais por parte dos falantes, bem como sugerir propostas pedagógicas que possam auxiliar o professor em sua prática docente para dinamizar suas aulas e assim fazer com que seus alunos compreendam as variedades presentes na língua e saibam utilizá-las nas mais diversas situações de uso. Para isso, construímos um referencial bibliográfico para a delimitação do objeto de estudo e, a partir deste, propusemos atividades a serem desenvolvidas sem o uso das habituais nomenclaturas gramaticais. As atividades têm como objetivo despertar, no aluno, o conhecimento que ele tem da sua língua, possibilitando uma reflexão sobre este conhecimento, o que passa pela discussão das variação linguística inerente à língua. No caso da concordância de número no sintagma nominal, as atividades mostrarão que este fenômeno está em variação e farão com que o professor discuta isso em sala de aula.