ADMINISTRAÇÃO

O Curso de Administração da FAMPER é um curso dinâmico capaz de adaptar-se às necessidades de um mercado em constante mutação. O Acadêmico do Curso de Administração é considerado como ser social e como indivíduo recebe formação sólida e de qualidade que atenda as exigências da sociedade. O curso equipa o acadêmico com ferramentas de reflexão dentro de um contexto de investigação e de auto-correção contínuas e de diálogo permanente, de modo que estejam preparados para serem eficazes agentes sociais.
Para tanto são trabalhadas atividades criativas e dinâmicas, partindo sempre das experiências e vivências do aluno, e fornecidas informações que o ajudem a ampliar redes de significados.

Objetivos do Curso

Capacitar profissionais na área de Administração com conhecimentos teórico-práticos, dotados de espírito empreendedor, para atuarem no mercado de maneira criativa e inovadora, e preparados para intervir de modo responsável e ético na realidade social.
Formar administradores com ferramentas de cunho quantitativo, qualitativo e instrumental, capacitados para trabalhar em organizações dos três setores e/ou empreendedores que possam gerar riquezas através de novos negócios. Administradores com valores éticos e humanísticos, que caracterizam o profissional apto a "aprender a aprender", e a gerir as novas mudanças organizacionais.
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica visando ao desenvolvimento, à criação e a difusão da cultura nas respectivas habilidades da Administração, divulgando o conhecimento e o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação, estimulados ao constante aprimoramento intelectual e profissional.
Desencadear processos participativos, para o desenvolvimento do espírito empreendedor, bem como valores profissionais e éticos para o exercício responsável da atividade administrativa.

Áreas de Atuação

O Administrador é o responsável pelo planejamento e funcionamento administrativo de uma empresa. É ele que ordena os fatores de produção e fiscaliza sua eficiência, , e estuda a utilização da mão-de-obra de modo a obter elevados e crescentes índices de produtividade; que cuida do controle dos equipamentos, supervisiona atividades, avalia resultados, corrige distorções e replaneja os serviços administrativos. Ocupa-se ainda do recrutamento, seleção e admissão de pessoal, da administração financeira, das relações públicas e industriais, além da análise de programas e métodos. Enfim, deve possuir visão generalista da Administração nos diversos ramos de atividades, objetivo que a FAMPER oferece para o bacharel em Administração que ela forma.

Duração do curso

A duração total do Curso Bacharel em Administração da FAMPER é de 04 (quatro) anos, divididos em 08 (oito) semestres letivos, com tempo máximo de integralização de 06 (seis) anos, divididos em 12 (doze) semestre.

Total de vagas

O curso oferece 50 (cinquenta) vagas anuais, nos dois semestres letivos do ano.

Carga Horária

De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Bacharel em Administração, deve apresentar carga horária mínima de 3.000 horas. O curso de Administração da FAMPER possui 3.320h.

Matriz Curricular do Curso de Administração

1º Período
CH
 
2º Período
CH
Sociologia e Filosofia
60
 
Economia I
60
Informática Básica
60
 
Fundamentos do Agronegócio
60
Leitura e Produção de Textos
60
 
Psicologia Organizacional
60
Introdução à Administração
60
 
Matemática Financeira
60
Matemática Básica
60
 
Fundamentos do Pensamento Administrativo
60
Metodologia de Pesquisa
60
 
Sociologia do Trabalho e das Organizações
60
 Total do Semestre
360
 
 Total do Semestre
360
 
 
       
3º Período
CH
 
4º Período
CH
Análise Organizacional e de Processos
60
 
Gestão de Equipes
60
Direito I
60
 
Fundamentos do Marketing
60
Economia II
60
 
Direito II
60
Estatística
60
 
Gestão Ambiental
60
Gestão da Qualidade
60
 
Mercado Internacional de Produtos Agroindustrializados
60
Gestão de Pessoas
60
 
Contabilidade Introdutória
60
 Total do Semestre
360
 
 Total do Semestre
360
         
5º Período
CH
 
6º Período
CH
Gestão da Informação
60
 
Sincronização da Produção
60
Administração de Operações
60
 
Finanças Empresariais I
60
Custos Gerenciais
60
 
Logística e Gestão da Cadeias de Suprimentos
60
Pesquisa Mercadológica
60
 
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
60
Pesquisa Operacional
60
Estágio Supervisionado I
90
 
Cadeias Agroindustriais
60
 Total do Semestre
390
 
Estágio Supervisionado II
105
 
 
 
Optativa A – MTP
30
 
 
 
 Total do Semestre
435
         
7º Período
CH
     
Optativa B – Desenvolvimento Regional
30
 
8º Período
CH
Administração do Agronegocio e de Cooperativas
60
 
Administração de Serviços
60
Administração de Sistemas de Informações Gerenciais
60
 
Direitos Humanos
60
 
Empreendedorismo
60
Administração de Vendas
60
 
Jogos de Empresas
60
Finanças Empresariais II
60
 
Mercado de Capitais e Commodities
60
Fundamentos da Estratégia Competitiva
60
 
Diversidade Cultural
60
TCC
60
Estágio Supervisionado III
105
 
 Total do Semestre
420
 Total do Semestre
435
   

Estágios

O estágio supervisionado previsto no currículo do Curso de Bacharel em Administração vem de encontro com as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CES/04/2005 de 13 de julho de 2005. Consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. É desenvolvido em espaços administrativos, que pode ser na empresa de propriedade do próprio estagiário, na empresa à qual esteja vinculado laboralmente, na Empresa Júnior da FAMPER, ou na própria instituição mediante convênio.
É obrigatório ao aluno a integralização da carga horária total do estágio supervisionado, prevista no currículo do curso. É realizado do 5º ao 7o período, contemplando a articulação da teoria com a prática. Nele são relatadas pelos acadêmicos, as pesquisas, leituras, experiências, enfim, a ação desenvolvida no local de estágio. É orientado, supervisionado e avaliado por um professor do curso. A operacionalização do estágio está regulamentada em regimento próprio, aprovado pelo Conselho Superior da FAMPER.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso - TCC consiste na construção de um Projeto, durante o transcorrer do curso, como apoio em disciplinas do curso. É realizado de forma individual, orientada por docente da Instituição. O acompanhamento é distribuído em orientações (on line e presenciais quando necessário), escrita, discussões, qualificação e apresentação final em banca. O objetivo é propiciar momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de conteúdos trabalhados durante o curso.

Atividades Complementares

 As atividades complementares possuem como objetivo o enriquecimento curricular com atividades extraclasses, como participação em semanas acadêmicas, congressos, simpósios, encontros, fóruns, iniciação científica, monitoria, atividades práticas na área administrativa e atividades de comunicação e expressão cultural.
A operacionalização está regulamentada em documento próprio, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAMPER.

Laboratório Específico

O Laboratório do Curso de Bacharel em Administração da FAMPER – a   Empresa Júnior, é uma empresa sem fins lucrativos e possui a denominação de DOMÍNIO JÚNIOR CONSULTORIA. Fundada em 12 de agosto de 2006, está regida por Estatuto próprio e regulamento interno,
O principal objetivo da Empresa Júnior é proporcionar aos acadêmicos do Curso um espaço adequado para aliar a teoria à prática, por meio do desenvolvimento de trabalho em equipe, permitindo um contato com a área de atuação, bem como estimular habilidades relevantes para a formação do administrador, preparando-o para atuar no mercado de trabalho.
Durante as atividades que envolvem o projeto, os alunos adquirem experiência sobre a dinâmica do trabalho em equipe, a importância do planejamento e o caráter sistêmico das atividades organizacionais.
Dentre as ações praticadas estão a elaboração de pesquisa de mercado e elaboração de plano de negócio simplificado, envolvendo análises do processo produtivo, custos de abertura e de produção, avaliação da concorrência e planejamento de vendas, considerando noções de preço e quantidade de equilíbrio, entre outras.

Sistema de Avaliação

Parte integrante do processo de formação, a avaliação possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.
A avaliação tem a função de ajudar o professor a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos alunos matriculados, vedado o abono de faltas, independentemente dos demais resultados obtidos. É considerado reprovado na disciplina o aluno que não atingir frequência mínima de 75%, nas aulas.  
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtido em quatro provas oficiais, realizadas ao longo do ano letivo. Estará aprovado na disciplina, o aluno que no final do semestre letivo, obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete).
Pode ser concedida uma prova substitutiva em cada disciplina, no final de cada semestre letivo.

Carga horária:

3.320 horas

Modalidade:

Presencial

Responsável:

Prof. Keitilanger Hahn

Formação:

Bacharelado

Total de Vagas:

50

Portaria de Autorização

Autorização do Curso pela Portaria do MEC n° 2.888/05, publicada em 26/08/2005.

Portaria de Reconhecimento

Reconhecimento do Curso pela Portaria do MEC n° 461/2011 de 15/02/2011.

Duração

Mínima: 04 anos / máxima de 06 anos.

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