ARTES

O Curso de Licenciatura em Artes tem como princípio a formação de um docente comprometido com a construção do conhecimento, uma produção através do trabalho com valor social, uma prática refletida na teoria que é devolvida à prática.

Objetivo do Curso

Formar um profissional habilitado para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes, garantindo sua satisfatória atuação no mercado de trabalho, atendendo as exigências do mundo moderno.
- Formar um profissional prático-reflexivo na área artístico-pedagógica, com capacidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais;
- Dotar o profissional licenciado em Artes de capacidades pessoais capaz para interagir na comunidade com vistas à transformação e à qualidade de vida;
- Capacitar o profissional para a docência das Artes do Ensino Fundamental e Médio com ética e comprometimento;
- Instrumentalizar o profissional das Artes com as novas tecnologias, incentivando a busca constante de novas alternativas de produção artística.

Competências e habilidades

- ser criador de arte, capaz de fruição estética no que a ela se refere; uma formação cultural e humanística, sensível a todas as formas de manifestação artística; - conhecimento dos fenômenos artísticos (eruditos e populares) e tecnológicos ligados à visualidade, dotado de espírito critico com relação às produções artísticas de sua época e suas aplicações no processo comunicativo;
Profissional líder e inovador; que mobiliza o conhecimento em situações concretas;
Ser criativo na organização e condução de suas aulas; Saber dirigir e avaliar situações diversas de aprendizado artístico; modificar e refazer os planejamentos sempre que necessário, numa preceptiva educacional afetiva, cognitiva, psicomotora e cultural.

Perfil do Egresso

Na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96, o profissional egresso do curso de Artes da FAMPER estará habilitado a atuar na educação básica, dotado de uma base humanística, que lhe confira habilidade crítico-reflexivo, capaz de se colocar frente ao diálogo técnico-científico e as demandas apresentadas.

Estrutura do Curso

A estrutura curricular encontra-se afinada com a posição dos profissionais da área do ensino da arte que defendem a recuperação dos espaços perdidos pelos cursos de Licenciatura, e valorização do curso e do profissional de arte na educação. A estrutura permite a existência de cursos seqüenciais e de pós-graduação, prevista pela LDB 9.394/96, que colaboram para o aumento de estudantes matriculados nas disciplinas oferecidas pelo curso. A idéia de cursos seqüenciais também está ligada à formação continuada dos estudantes egressos do Curso de Artes, modalidade licenciatura, principalmente os que já estiverem atuando como profissionais na área.

Duração do Curso:

Mínimo de 4 (quatro) anos, com tempo máximo de integralização de 8 anos (oito anos)

Carga Horária:

O Curso oferece 3.200h/a total, permitindo uma concentração de horários com as disciplinas num único turno. A carga horária de práticas pedagógicas, durante o curso, prevê que o estudante tenha inúmeras oportunidades de desenvolvimento de trabalhos comunitários, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo ofertado a ele oportunidade de atuar como monitor e pesquisador, preparando-se para estudos em nível de pós-graduação.

Ingresso e Vagas

O ingresso é semestral, feito através de Processo Seletivo, sendo oferecido o total de 200 vagas anuais (noturnas e diurnas).
 

Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Artes

1º Período CH   2º Período CH
História da Arte I 60   História da Arte II 60
Desenho I 60   Desenho II 60
Fundamentos da Linguagem Visual 60   Atelier I – Teoria e Prática em Artes Cênicas 75
Filosofia 60   Legislação Educacional 60
Teoria e Prática Pedagógica 60   Metodologia Científica 60
Leitura e Produção de Textos 60   Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC’s 60
 Total do Semestre 360    Total do Semestre 375
 
 
       
3º Período CH   4º Período CH
História da Arte III 60   História da Arte no Brasil I 60
Arte, Percepção e Aprendizagem 60   Atelier III – Teoria e Prática em Dança 75
Aspectos Socioculturais da Arte 60   Didática em Arte 60
Desenho III 60   Ética Profissional e Direitos Humanos 60
Atelier II – Teoria e Prática em Música 75   Gestão da Educação 60
História da Educação 60   Psicologia e Educação 60
 Total do Semestre 375    Total do Semestre 375
 
 
       
5º Período CH   6º Período CH
História da Arte no Brasil II 60   Planejamento Educacional 60
Pesquisa em Arte 60   Arte e Comunicação 60
Atelier IV – Teoria e Prática em Artes Visuais 60   Teoria da Criatividade 60
Metodologia do Ensino da Arte 60   Estética 60
Políticas Públicas da Educação 60   Atelier V – Teoria e Prática em Mídias 75
Estágio Supervisionado I – Ensino Fundamental Séries Finais 100   Aprendizagem e Desenvolvimento 60
 Total do Semestre 415    Total do Semestre 475
 
 
       
7º Período CH   8º Período CH
Processos de Criação 60   Ludoarte 60
Arte Contemporânea 60   Arte Popular 60
Literarte 60   Meio Ambiente e Empreendedorismo Sustentável 60
Educação Inclusiva 60   LIBRAS 60
Diversidade Cultural 60   Educação e Medidas Sócio Educativas 60
Produção Científica na Educação 60   Estágio Supervisionado IV – Ensino Médio 100
 Total do Semestre 460    Total do Semestre 460
 
CARGA HORÁRIA TOTAL DAS DISCIPLINAS 3.295 H
CARGA HORÁRIA DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 200 H
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 3.495 H
 

Estágio

O estágio é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, obedecendo ao regulamento aprovado pela coordenação de curso, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais com carga horária total de 420 h/a.

Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Para obtenção do grau de Licenciado em Artes da FAMPER, o acadêmico deverá elaborar, apresentar e defender um trabalho inovador, monográfico e artístico-pedagógico.

Atividades Complementares

As atividades complementares constituem-se de disciplinas optativas do próprio curso, estudos dirigidos, participação em projetos de pesquisa, de extensão, em monitoria, em seminários e eventos, bem como apresentação de pesquisa em congressos científicos que deve somar, no mínimo 200h/a, de acordo com as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores.

Práticas Pedagógicas

As Práticas Pedagógicas do curso de Artes fazem parte da estrutura curricular, perfazendo 420h/a e percorre o curso como um todo.

Sistema de Avaliação

A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento. A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos matriculados, vedados o abono de faltas. Independentemente dos demais resultados obtidos, é considerado reprovado na disciplina o acadêmico que não atingir freqüência, de no mínimo 75%, das aulas e demais atividades programadas. O acadêmico convocado para integrar o Conselho de Sentença em Tribunal de Júri, manobra militar obrigatória ou serviço da Justiça Eleitoral, assim como portadores de doenças infecto-contagiosa e as gestantes, têm direito a atendimentos especiais na forma da legislação em vigor.
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo dos resultados sendo aprovado na disciplina o acadêmico que obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete). É concedida uma prova substitutiva ao final do bimestre, para cada disciplina. Se submetido a exame a média de aprovação será 5,0 (cinco).

Carga horária:

3.495 horas

Modalidade:

Presencial

Formação:

Licenciatura

Total de Vagas:

40

Portaria de Autorização

Autorização do Curso pela Portaria do MEC 950/08, publicada em 25/11/2008.

Portaria de Reconhecimento

Reconhecimento do Curso pela Portaria do MEC n° 1092/16, publicado em 13/01/2016. Conceito 04.

Duração

Mínimo 4 anos e máximo 8 anos.

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