CIÊNCIAS CONTÁBEIS

No Curso de Bacharel em Ciências Contábeis da FAMPER o aluno não é  apenas um receptor de conhecimentos, mas um agente transformador que esta constantemente interagindo com o meio do qual faz parte, analisando-o e buscando compreender a realidade em que está inserido. O aluno constroi seu conhecimento e, à medida que interage com o objeto de conhecimento, desenvolve sua capacidade de criar novos esquemas de pensamento, que permitem reconstruir esse conhecimento e aplicá-lo de maneira adequada, atribuindo sentido prático às aprendizagens ocorridas. As relações de aprendizagem é um processo dinâmico e transformador, voltado para a formação de profissionais questionadores, críticos e atuantes na sociedade da qual fazem parte, e atentos para a construção de seu próprio futuro. No processo de ensino do curso estão inseridos os princípios da educação, entendida como construção, criação e recriação de conhecimentos.

Objetivos do Curso

Formar profissionais com sólida base de conhecimentos científicos e técnicos, críticos e éticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento sustentável organizacional das empresas e instituições, participando ativamente dos processos inerentes à tomada de decisões, habilitados a contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade com a competência técnica da profissão contábil.
Formar profissionais capazes de desenvolver o pensamento crítico, flexível a mudanças, com alta capacidade técnica e de gestão, com formação humanística e capaz de atuar em diversos segmentos do setor privado ou público, num contexto sócio econômico globalizado, de forma ética e sustentável, contribuindo para o desenvolvimento e uso de raciocínio lógico e crítico-analítico para a solução de problemas.
Estimular o aluno na busca do autodesenvolvimento como fundamento de sua realização pessoal e profissional, tornando-se um profissional proficiente na elaboração de relatórios que contribuam para o desempenho eficiente e eficaz de seus usuários.

Áreas de atuação

O profissional de contábeis formado pela FAMPER está habilitado a atuar como diretor de contabilidade, analista financeiro, consultor financeiro ou fiscal, auditor interno ou externo e ainda como controller e diretor financeiro. Essas três posições são assumidas pelo Chief Financial Officer (CFO) que é o principal executivo financeiro da companhia. Isoladamente, todos os cargos correspondem aos de altos executivos. Logo, o conhecimento contábil avançado é um requisito fundamental. Está habilitado também para atuar em pequenas, médias e grandes organizações, auxiliando a alta administração a gerir o patrimônio dessas empresas, podendo esse profissional exercer, ainda, funções como auditor, perito contábil, pesquisador, professor, entre outras.   
O que o graduado em Ciências Contábeis pode fazer:
- Auditoria - Fiscalizar as contas de uma empresa, conferindo os registros nos livros e os dados de balanços.
- Contabilidade ambiental - Controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.
- Contabilidade gerencial - Registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando todas as transações da organização.
- Controle e perícia - Coordenar as operações fiscais e financeiras de empresas públicas e privadas.
- Ensino - Professor em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil. Para exercer o magistério no ensino superior é necessário, no mínimo, estar formado em curso de pós-graduação lato sensu.

Duração do curso

Tempo mínimo de 04 (quatro) anos e máximo de 06 (seis) anos
 

Total de vagas semestral

 O curso oferece 40 vagas anuais, divididas em dois semestres letivos. 

Carga Horária

Totaliza 3.410h/a, distribuídas em oito semestres de 100 dias letivos cada um, com aulas semanais diárias, presenciais, noturnas.
 

Matriz Curricular do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis

 
1º Período
 
CH
 
2º Período
CH
Sociologia e Filosofia
60
 
Economia I
60
Informática Básica
60
 
Contabilidade Introdutória
60
Interpretação e Produção de Textos
60
 
Introdução à Gestão
60
História do Pensamento Contábil
60
 
Matemática Financeira I
60
Matemática Basica
60
 
Psicologia Organizacional
60
Metodologia de Pesquisa
60
 
Custos Gerenciais
60
 Total do Semestre
360
 
 Total do Semestre
360
         
3º Período
 
CH
 
4º Período
CH
Empreendedorismo
60
 
Diversidade Cultural
60
Direito I
60
 
Direito II
60
Economia II
60
 
Direitos Humanos e ética profissional
60
Estatística Aplicada
60
 
Gestão da Informação
60
Fundamentos do Marketing
60
 
Matemática Financeira II
60
Contabilidade Intermediária
60
 
Gestão Ambiental
60
 Total do Semestre
360
 
 Total do Semestre
360
         
5º Período
 
CH
 
6º Período
CH
Contabilidade Comercial
60
 
Inglês Instrumental
60
Contabilidade Internacional
60
 
Estágio Supervisionado II
120
Finanças Empresariais I
60
 
Legislação Tributária
60
Estágio Supervisionado I
120
 
Finanças Empresariais II
 
60
Contabilidade Agrícola
60
 
Perícias e Auditórias Ambientais
 
60
Contabilidade Gerencial
60
 
Contabilidade no terceiro setor
60
 Total do Semestre
420
 
Optativa I – MTP
30
 
 
 
 Total do Semestre
450
         
7º Período
 
CH
 
8º Período
CH
Práticas de Laboratório I
60
 
Perícia contábil, arbitragem e mediação
60
Controladoria e Auditória Contábil
60
 
Contabilidade Avançada
60
Estágio Supervisionado III
120
 
Práticas de Laboratório II
60
Contabilidade Industrial
60
 
Licitações e Contratos administrativos
60
Contabilidade Bancária
60
 
Mercado de Capitais e Comoditties
60
Contabilidade Pública
60
Contabilidade Fiscal
60
Optativa B – Desenvolvimento Regional
30
Trabalho de Conclusão de Curso
90
 Total do Semestre
450
 Total do Semestre
450

Estágios

O estágio supervisionado previsto no Curso de Bacharel em Ciencias Contábeis vem de encontro com as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CES/04/2005 de 13 de julho de 2005. Consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício.
É obrigatório ao aluno a integralização da carga horária total do estágio supervisionado, prevista no currículo do curso. É realizado do 5º ao 7o período, contemplando a articulação da teoria com a prática. Nele são relatadas pelos acadêmicos, as pesquisas, leituras, experiências, enfim, a ação desenvolvida no local de estágio. É orientado, supervisionado e avaliado por um professor do curso.
A operacionalização do estágio está regulamentada em regimento próprio, aprovado pelo Conselho Superior da FAMPER.

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão do Curso - TCC consiste na construção de um Projeto, durante o transcorrer do curso, como apoio em disciplinas do curso. É realizado de forma individual, orientada por docente da Instituição. O acompanhamento é distribuído em orientações (on line e presenciais quando necessário), escrita, discussões, qualificação e apresentação final em banca. O objetivo é propiciar momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de conteúdos trabalhados durante o curso.

Atividades Complementares

As atividades complementares possuem como objetivo o enriquecimento curricular com atividades extraclasses, como participação em semanas acadêmicas, congressos, simpósios, encontros, fóruns, iniciação científica, monitoria, atividades práticas na área contábil e atividades de comunicação e expressão cultural.
A operacionalização está regulamentada em documento próprio, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAMPER.

Sistema de Avaliação

Parte integrante do processo de formação, a avaliação possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.
A avaliação tem a função de ajudar o professor a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos alunos matriculados, vedado o abono de faltas, independentemente dos demais resultados obtidos. É considerado reprovado na disciplina o aluno que não atingir frequência mínima de 75%, nas aulas.  
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtido em quatro provas oficiais, realizadas ao longo do ano letivo. Estará aprovado na disciplina, o aluno que no final do semestre letivo, obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete).
Pode ser concedida uma prova substitutiva em cada disciplina, no final de cada semestre letivo.

Carga horária:

3.410h

Modalidade:

Presencial

Responsável:

Prof. Keitilanger Hahn

Formação:

Bacharelado

Total de Vagas:

50

Portaria de Autorização

O Curso de Bacharel em Ciências Contábeis da FAMPER foi autorizado pelo Portaria nº 816, de 29 de outubro de 2015.

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