HISTÓRIA

O Curso de Licenciatura em História da FAMPER forma profissionais capazes de compreender as diversas relações que permeiam o ato pedagógico, enfatizando-o como ato político, capaz de construir novos saberes e novas relações dentro da sociedade.
Os fundamentos do curso contemplam a concepção de homem, de mundo e de sociedade, contribuindo, assim, para a consolidação da missão da FAMPER. Os princípios norteadores do curso embasam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos valores institucionais, priorizando o domínio de conhecimentos e habilidades que atendem a missão institucional, sem perder de vista a questão pedagógica e a inserção da metodologia e de seus autores no meio escolar e social, conforme estabelecido pela Diretriz Curricular Nacional do Curso.
O Egresso do curso de História da FAMPER é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, em como prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
Conforme dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais o graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, apto a desenvolver pesquisas históricas, bem como, dominar práticas pedagógicas que viabilizem a construção do conhecimento para a educação básica das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Superior. Com isso o curso possibilita, através dos diversos instrumentos, a compreensão do caráter dialético da diversidade cultural das comunidades, considerando:
- a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- unidade teoria e prática;
- profissionais com domínio de competências e habilidades;
- profissionais que atendam as demandas do ensino fundamental e médio;
- qualificação para compreensão e implementação do planejamento, coordenação e gestão do - trabalho pedagógico em âmbito escolar e não escolar;
- fomentação e consolidação de processos de mudança no interior das instituições educacionais.

Objetivos do Curso

Formar professores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de História.
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e análise das relações sócio históricas, conhecendo o processo de construção da Historiografia e as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias, compreendendo os fundamentos das principais escolas historiográficas, aliando a atividade docente à pesquisa como elemento articulador da prática.
 

Área de Atuação Profissional

O profissional licenciado em História tem como campo de atuação principal, o exercício do magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior e em escolas públicas ou particulares. O campo de trabalho do professor/historiador se estende, ainda, à organização de acervos, restauração de patrimônios artísticos, bem como ao gerenciamento de instituições culturais, museus e arquivos históricos
 

Duração do curso

A duração total do Curso de Licenciatura em História da FAMPER é de 04 (quatro) anos, divididos em 08 (oito) semestres letivos, com tempo máximo de integralização de 06 (seis) anos, divididos em 12 (doze) semestre.
 

Total de vagas

O curso oferece 40 (quarenta) vagas anuais, nos dois semestres letivos do ano.

 

Matriz curricular do Curso de Licenciatura em História

 
Período
Disciplinas
Carga Horária
História Antiga I
60
História da América I
60
Leitura e Produção de Textos I
60
Antropologia
60
Sociologia
60
Metodologia Científica
60
Sub-total
360h
História Antiga II
60
História da América II
60
História da África
60
Leitura e Produção de Textos II
60
Filosofia
60
Tecnologias Educacionais
60
Sub-total
360h
História Medieval I
60
História da América III
60
História das Religiões e das Religiosidades
60
Planejamento Educacional
60
Desenvolvimento e Aprendizagem
60
Projeto I - Processos Avaliativos
60
Sub-total
360h
História Medieval II
60
História do Brasil I
60
História da Arte
60
Didática
60
Metodologia do Ensino da História I
60
Projeto II - Museologia
60
Sub-total
360h
História Moderna I
60
História do Brasil II
60
História do Pensamento Econômico Geral e Brasileiro
60
Libras
30
Educação Inclusiva
30
Projeto III – Arqueologia
60
Estágio Supervisionado I - Ensino Fundamental
120
Sub-total
420h
História Moderna II
60
História do Brasil III
60
História Cultural
60
História do Paraná
60
Metodologia do Ensino da História II
60
Projeto IV – Estudo e Pesquisa em História do Brasil
60
Estágio Supervisionado II - Ensino Fundamental
120
Sub-Total
480h
História do Brasil IV
60
História dos Movimentos Sociais
60
História e Historiografia do Sudoeste do Paraná
60
Psicologia e Educação
60
Legislação Educacional
60
Projeto V – Produção Científica na Educação
60
Estágio Supervisionado III Ensino Médio
120
Sub-Total
480

Período
Disciplinas
Carga Horária
História e Educação Ambiental
60
Educação das Relações Étnicorraciais
60
História da Educação Brasileira
60
Projeto VI - História e Literatura do Brasil
60
Projeto VII - História e Literatura do Paraná
60
Estágio Supervisionado IV Ensino Médio
120
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
90
Sub-Total
510
 

Estágios

O estágio supervisionado previsto vem de encontro às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação, aprovadas pelo Parecer CNE/CP/09/2001 e pela Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Possui uma carga horária de 480h/a e consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. É desenvolvido em espaços educativos formais e/ou não-formais.
Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio, prevista no currículo do curso.

Trabalho de Conclusão de Cursoal

O trabalho de conclusão do curso consiste na construção de um Portfolio, durante o transcorrer do curso. É realizado de forma individual, orientado por docente da Instituição on line e presencial quando necessário, e segue a normatização que o regulamenta. Possui como objetivo maior propiciar um momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de todos os conteúdos trabalhados durante o curso. As atividades do TCC culminam ao final com apresentação e avaliação.
 

Atividades Complementares

As atividades complementares são compostas de 200h. Possuem como objetivo o enriquecimento curricular com atividades extraclasses, como participação em congressos, simpósios, encontros, fóruns, iniciação científica, monitoria, atividades práticas na área educacional e atividades de comunicação e expressão cultural.

 

Sistema de Avaliação

Parte integrante do processo de formação, a avaliação possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.
A avaliação tem a função de ajudar o professor a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos alunos matriculados, vedado o abono de faltas, independentemente dos demais resultados obtidos. É considerado reprovado na disciplina o aluno que não atingir frequência mínima de 75%, nas aulas. 
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtido em quatro provas oficiais, realizadas ao longo do ano letivo. Estará aprovado na disciplina, o aluno que no final do semestre letivo, obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete).
Pode ser concedida uma prova substitutiva em cada disciplina, no final de cada semestre letivo.


 

Carga horária:

3.330h

Modalidade:

Presencial

Formação:

Licenciatura

Total de Vagas:

40

Portaria de Autorização

O Curso de Licenciatura em História da FAMPER foi autorizado através da Portaria Nº 213, de 23 de junho de 2016.

Duração

4 anos

FAMPER 2019 . Todos os direitos reservados.