MATEMÁTICA

O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ampére – FAMPER tem como princípio a formação de docentes comprometidos com a construção do conhecimento, através do trabalho com valor social. Alia a prática refletida na teoria buscando modelos de aplicações na prática. De um trabalho reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade onde este profissional estiver inserido, por meio das diversas relações que permeiam os saberes matemáticos em si, enfatizando-o como ato político, capaz de construir novos saberes e novas relações na sociedade.
O curso possibilita através dos diversos instrumentos, a compreensão do caráter dialético da diversidade cultural da sociedade e sua história, particularmente das comunidades atendidas pela Instituição, considerando:
- a origem na necessidade de formar novos profissionais;
- a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- unidade teoria e prática;
- profissionais com domínio de competências e habilidades;
- profissionais que atendam as demandas do ensino básico, especialmente as carências da região sudoeste do Estado do Paraná e oeste de Santa Catarina;
- auxiliar para o despertar de novos horizontes, proporcionando fundamentos teóricos básicos que possibilitem a continuidade de seus estudos.

 Objetivos do Curso

Formar um profissional apto para as funções do magistério com habilidades clássicas da matemática, além de uma compreensão didática de como aprender e ensinar com auxílio das ferramentas da computação.
Preparar para o mundo do trabalho na busca da formação sólida e coerente sem o uso de aspectos discriminantes ao conhecimento do senso comum;
Estimular o desenvolvimento do espírito científico, capacitando o acadêmico a exercer a docência na Educação Básica;
Resgatar o perfil do pesquisador em matemática, encarregado de contribuir com publicações sobre as temáticas estudadas.
Desenvolver a capacidade de articular a teoria - Matemática Clássica -  com a prática da Matemática na Pedagogia e com a utilização das ferramentas da Matemática na Computação.

 Áreas de atuação

O profissional egresso do curso de Matemática da FAMPER estará habilitado a atuar na educação básica, como Professor (a) das exatas e na área da informática. Tem formação para trabalhar no setor bancário, instituto de pesquisa, entre outros

 Duração do curso

O curso tem a duração de 4 (quatro) anos, ou seja, 8 (oito) semestres, com tempo máximo de integralização de 6 (seis) anos, ou seja, 12 semestres.

Total de vagas semestral

São ofertadas 50 vagas anuais, com aulas no período noturno. O ingresso é semestral, realizado através de Vestibular.

Carga Horária

O Curso oferece um total de 3.450 horas, divididas em seis semestres.
O curso funciona na modalidade de créditos, com o valor de 15h cada crédito, podendo o aluno frequentar um mínimo de 12 créditos por semestre.
A carga horária permite que os estudantes se incorporem as práticas pedagógicas, a grupos de projetos de pesquisa e extensão, a trabalhos comunitários, complementando, assim, seus conhecimentos teóricos e práticos,  desde o primeiro semestre, sem diminuição da qualidade do ensino.

Matriz Curricular do Curso de Matemática da FAMPER:

1º Período CH   2º Período CH  
Leitura e Produção de Texto I 60   Álgebra Linear 60  
Sociologia 60   Metodologia Científica 60  
Lógica Matemática 60   Tendência em Educação Matemática 60  
Matemática Básica I 60   Aprendizagem e Desenvolvimento 60  
Psicologia da Educação 60   Trigonometria 60  
Tecnologia da Informação e Comunicação - TICs 60   História da Educação 60  
   
 Total do Semestre 360    Total do Semestre 360  
           
3º Período CH   4º Período CH  
Filosofia 60   Didática 60  
Informática Aplicada a Educação 60   Legislação Educacional 60  
Cálculo Diferencial Integral I 60   Algoritmos e Programação 60  
Probabilidade e Estatística 60   Cálculo Diferencial Integral II 60  
Políticas Públicas da Educação Brasileira 60   Metodologia do Ensino da Matemática 60  
Desenho Geométrico 60   Álgebra Vetorial 60  
Cálculo Numérico 60   Educação Inclusiva 60  
 Total do Semestre 420    Total do Semestre 420  
           
5º Período CH   6º Período CH  
Seminário Interdisciplinar de Matemática I 60   Geometria Espacial 60  
Estágio Supervisionado em Matemática no Ensino Fundamental 100   Estágio Supervisionado com Ênfase em Computação no Ensino Fundamental 100  
Cálculo Diferencial Integral III 60   Equações Diferenciais Ordinárias 60  
LIBRAS 60   Planejamento Educacional 30  
Geometria Euclidiana Plana 60   Avaliação Educacional 30  
Educação e Medidas Sócio-educativas 60   Seminário Interdisciplinar de Matemática II 60  
      Ética e Direitos Humanos 60  
      Matemática Financeira 60  
 Total do Semestre 400    Total do Semestre 460  
           
7º Período CH   8º Período CH  
Diversidade Cultural 60   Prática da Matemática Aplicada 60  
Geometria Analítica 60   Análise Matemática 60  
Gestão Educacional 60   Teoria dos Números 60  
Seminário Interdisciplinar de Matemática III 60   Estágio Supervisionado em Matemática com Ênfase em Computação no Ensino Médio 100  
Estágio Supervisionado em Matemática no Ensino Médio 100   Estruturas Algébricas 60  
Meio Ambiente e Empreendedorismo Sustentável 60   Trabalho de Conclusão de Curso 90  
           
Total do Semestre 400    Total do Semestre 430  
           
RESUMO GERAL    C/H
Disciplinas curriculares                    2.850
Estágios Supervisionados                   400
Atividades Complementares              200
CARGA HORÁRIA TOTAL         3.450
 

Estágios

O estágio em Matemática e em Computação é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, obedecendo ao regulamento aprovado pela coordenação de curso, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Pode ser realizado em escolas, organizações que ofereçam oportunidades educativas ou na própria instituição de ensino. A carga horária dos estágios são de 400h, dividida em quatro semestres a partir do 5º período.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Para obtenção do grau de Licenciado em Matemática, o aluno deve elaborar e apresentar um trabalho inovador, que será avaliado, por professores competentes da área proposta. O TCC é componente curricular com regulamentação própria, contendo os critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, além das diretrizes técnicas relacionadas com sua elaboração. É orientado e acompanhado por um professor orientados, via on line, em plataforma própria da FAMPER e presencial quando necessário.

 Atividades Complementares

As atividades complementares constituem-se de estudos dirigidos, participação em projetos de pesquisa, de extensão, em monitoria, em seminários e eventos, participação em semanas acadêmicas e congressos,   bem como apresentação de pesquisa em congressos científicos.

 Laboratório do Ensino de Matemática – LEM

O Curso de Matemática conta com o Laboratório do Ensino de Matemática – LEM que tem por objetivo construir e aplicar materiais pedagógicos para oportunizar a prática de ações pedagógicas de professores e acadêmicos do curso, ou ainda de outros cursos da FAMPER. Esses materiais são também utilizados nos estágios, e servem de apoio didático em atividades escolares possibilitando o enriquecimento do ensino e da aprendizagem.

Sistema de Avaliação

Parte integrante do processo de formação, a avaliação possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.
Tem a função de ajudar o professor a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos alunos matriculados, vedados o abono de faltas. Independentemente dos demais resultados obtidos. É considerado reprovado na disciplina o aluno que não atingir frequência mínima de 75%, nas aulas.  
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtido em quatro provas oficiais, realizadas ao longo do ano letivo. Estará aprovado na disciplina, o aluno que no final do semestre letivo, obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete).
Pode ser concedida uma prova substitutiva em cada disciplina no final do semestre letivo.

Carga horária:

3.450 horas

Modalidade:

Presencial

Formação:

Licenciatura

Total de Vagas:

50

Portaria de Autorização

Autorização do Curso pela Portaria do MEC 260/11, publicada em 13/07/2011.

Duração

Mínima: 04 anos.

Portaria de Reconhecimento

Reconhecimento do Curso pela Portaria do MEC n° 1034/15, publicado em 23/12/2015. Conceito 04.

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