ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INSCREVA-SE

O Curso de Engenharia de Produção tem por objetivo capacitar engenheiros com formação tecnológica para a administração da produção no segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços - administrar e controlar processos produtivos em geral. Planejar, desenvolver, implantar, gerenciar projetos integrados, envolvendo pessoas, materiais e equipamentos, meio ambiente.
Melhorar as tecnologias existentes introduzindo novas metodologias para aumento e eficiência da produtividade nas indústrias, agroindústrias e prestadores de serviços com maior racionalidade gerencial, entre outras finalidades.
O Engenheiro de Produção é um profissional empreendedor. Com suas habilidades críticas, humanistas e reflexivas, atua nas mais diversas áreas, da cadeia de produção ao setor de serviços.
Sua principal linha de atuação é desenvolver e gerenciar processos de produção, utilizando a ciência e a tecnologia para otimizar indicadores financeiros, produtivos, de responsabilidade social e sustentabilidade de uma empresa.
Com a necessidade de otimizar processos e ganhar competitividade para se sobrepor aos concorrentes, o Engenheiro de Produção é o profissional que se encaixa perfeitamente neste profissional de perfil desafiador que as empresas necessitam (GUIA DO ESTUDANTE, 2013).

OBJETIVOS DO CURSO:

Capacitar acadêmicos que, além da formação básica e profissional tecnológica possuam conhecimentos voltados para a administração da produção, para atuar no segmento industrial, comercial ou de prestação de serviços. Que estejam preparados para o desenvolvimento de projetos, e/ou a sua melhoria, e a implantação de sistemas integrados envolvendo pessoas, materiais e equipamentos. E que se sintam capazes de tomar decisão nos mais diversos setores de empresas e contribuir como agente de tecnologia na mudança da base produtiva da região, impulsionando a transformação dos recursos naturais.
Promover a melhoria de tecnologias existentes e introduzir novas técnicas e metodologias, buscando o aumento de eficiência e produtividade de indústrias e prestadores de serviços regionais. Este conhecimento tecnológico permitirá que se crie condições para a implantação de polos de industrialização, gerando renda e desenvolvimento econômico para a região.
Capacitar profissionais com sólida formação técnica no setor industrial e de serviços, com habilidade gerencial, para que possa diagnosticar cada um dos complexos setores de forma sistêmica e abrangente;
Dotar o setor industrial e de serviços de maior racionalidade gerencial e de uma maior capacitação tecnológica.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

No setor industrial e agroindustrial como: indústrias moveleiras, têxteis (ex. confecções), de metais, laticínios, processadoras de cereais, de hortifrutigranjeiros, distribuidoras, cerâmicas, indústria gráfica, plásticos, fundições,madeireiras entre outras no setor de serviços como: supermercados, comércio, instituições financeiras, logística e transporte, hospitais, planejamento ambiental e governamental.
Utiliza conhecimentos especializados com métodos de engenharia de projeto e análise, para especificar, prever e avaliar os resultados obtidos.
A inserção de profissionais de Engenharia de Produção no mercado brasileiro extremamente favorável e necessitado, proporcionará ganhos para a sociedade como um todo, em específico para a região Sudoeste do Paraná, promovendo uma melhor qualificação, acelerando o desenvolvimento industrial na busca por maior produtividade, qualidade e competitividade. As áreas de atuação podem ser:
1 - Gestão dos Recursos, Processos, Sistemas de Produção e Operações
- Planejamento e Controle da Produção
- Logística da Cadeia de Suprimentos e Distribuição
- Gestão da Manutenção
- Concepção e Projeto das Operações de Produção
2 - Pesquisa Operacional
- Modelagem, Análise e Simulação
- Processos Decisórios
- Análise de Demanda
3 - Qualidade
- Gestão da Qualidade
- Engenharia da Qualidade
- Normalização e Certificação para a Qualidade (ISO’s)
- Confiabilidade de Produtos e Processos
4 - Engenharia do Produto
- Métodos de Desenvolvimento de Produtos
- Otimização de Produtos
5 - Ergonomia e Higiene e Segurança do Trabalho
- Ergonomia dos Processos de Produção e do Produto
- Ergonomia do Ambiente
- Gerência de Riscos
6 - Engenharia Econômica
- Gestão Financeira de Projetos e Empreendimentos
- Gestão de Custos dos Sistemas de Produção e Operações
- Gestão de Investimentos em Produção e Operações
7 - Gestão de Recursos Naturais
- Gestão Ambiental e minimização dos impactos ambientais
8 - Engenharia da Estrutura Organizacional
- Gestão de: Projetos, Tecnologia, Inovação, Informação de Produção e Operações;
- Estratégia e Avaliação de Mercado
9 - Educação em Engenharia de Produção
10 - Ética e Responsabilidade Social em Engenharia de Produção
11 - Desenvolvimento Regional Sustentado e a Engenharia de Produção

DURAÇÃO DO CURSO:

TOTAL DE VAGAS:

CARGA HORÁRIA:

MATRIZ CURRICULAR:

ESTÁGIOS:

O estágio supervisionado previsto no currículo do curso de Bacharel em Engenharia de Produção vem de encontro com as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CES/04/2005 de 13 de julho de 2005 sendo desenvolvido com a duração total de 330h/a.
O estágio supervisionado consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. O estágio supervisionado vem sendo desenvolvido em empresas industriais e de serviços da região, mediante convênio firmado entre a FAMPER e as respectivas empresas, e no Laboratório de Qualidade e Produtividade de Engenharia de Produção da FAMPER. Conta com acompanhamento e orientação dos professores orientadores do curso e dos supervisores nas empresas.
Para cada aluno é obrigatória à integralização da carga horária total do estágio supervisionado, prevista no currículo do curso.
A realização dos estágios é orientada, supervisionada e avaliada por professores, mediante as orientações periódicas registrada em fichas e relatórios de acompanhamento.
A operacionalização do estágio está normatizado em regulamento próprio, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAMPER - CONSEPE.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

O Trabalho de Conclusão do Curso - TCC do curso de Engenharia de Produção da FAMPER consiste na construção de Projeto, durante o transcorrer do curso, que tem como apoio disciplinas do curso.
Este trabalho é realizado de forma individual, orientado por docente da Instituição, por meio de plataforma própria da FAMPER, e segue a normatização proposta no regulamento específico. O objetivo maior é propiciar um momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de conteúdos trabalhados durante o curso, por meio do TCC.
As atividades do TCC possuem, ao final da disciplina, de apresentação e avaliação em forma de seminário aberto ao público acadêmico, contando com a participação de uma banca examinadora de professores.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

Parte integrante do processo de formação, a avaliação possibilita diagnosticar questões relevantes, aferir os resultados alcançados considerando os objetivos propostos e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.A avaliação tem a função de ajudar o professor a identificar melhor suas necessidades de formação e empreender o esforço necessário para investir no próprio desenvolvimento profissional.
A avaliação do rendimento acadêmico é feita por disciplina, incidindo sobre a frequência e o aproveitamento. A frequência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória, e permitida apenas aos alunos matriculados, vedado o abono de faltas, independentemente dos demais resultados obtidos. É considerado reprovado na disciplina o aluno que não atingir frequência mínima de 75%, nas aulas.  
O rendimento escolar é avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e dos resultados por ele obtido em quatro provas oficiais, realizadas ao longo do ano letivo. Estará aprovado na disciplina, o aluno que no final do semestre letivo, obtiver nota de aproveitamento igual ou superior a 7,0 (sete). Pode ser concedida uma prova substitutiva em cada disciplina, no final de cada semestre letivo.



LABORATÓRIO ESPECÍFICO:

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

CARGA HORÁRIA:
4.240 horas

MODALIDADE:
Presencial

FORMAÇÃO:
Bacharelado

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:

RESPONSÁVEL:

DURAÇÃO: