MATEMÁTICA

INSCREVA-SE

O Curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Ampére – FAMPER tem como princípio a formação de docentes comprometidos com a construção do conhecimento, através do trabalho com valor social. Alia a prática refletida na teoria buscando modelos de aplicações na prática. De um trabalho reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade onde este profissional estiver inserido, por meio das diversas relações que permeiam os saberes matemáticos em si, enfatizando-o como ato político, capaz de construir novos saberes e novas relações na sociedade.
O curso possibilita através dos diversos instrumentos, a compreensão do caráter dialético da diversidade cultural da sociedade e sua história, particularmente das comunidades atendidas pela Instituição, considerando:
- a origem na necessidade de formar novos profissionais;
- a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- unidade teoria e prática;
- profissionais com domínio de competências e habilidades;
- profissionais que atendam as demandas do ensino básico, especialmente as carências da região sudoeste do Estado do Paraná e oeste de Santa Catarina;
- auxiliar para o despertar de novos horizontes, proporcionando fundamentos teóricos básicos que possibilitem a continuidade de seus estudos.

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar um profissional apto para as funções do magistério com habilidades clássicas da matemática, além de uma compreensão didática de como aprender e ensinar com auxílio das ferramentas da computação.
Preparar para o mundo do trabalho na busca da formação sólida e coerente sem o uso de aspectos discriminantes ao conhecimento do senso comum;
Estimular o desenvolvimento do espírito científico, capacitando o acadêmico a exercer a docência na Educação Básica;
Resgatar o perfil do pesquisador em matemática, encarregado de contribuir com publicações sobre as temáticas estudadas.
Desenvolver a capacidade de articular a teoria - Matemática Clássica -  com a prática da Matemática na Pedagogia e com a utilização das ferramentas da Matemática na Computação.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

O profissional egresso do curso de Matemática da FAMPER estará habilitado a atuar na educação básica, como Professor (a) das exatas e na área da informática. Tem formação para trabalhar no setor bancário, instituto de pesquisa, entre outros

DURAÇÃO DO CURSO:

O curso tem a duração de 4 (quatro) anos, ou seja, 8 (oito) semestres, com tempo máximo de integralização de 6 (seis) anos, ou seja, 12 semestres.

TOTAL DE VAGAS:
São ofertadas 50 vagas anuais, com aulas no período noturno. O ingresso é semestral, realizado através de Vestibular.

CARGA HORÁRIA:

O Curso oferece um total de 3.450 horas, divididas em seis semestres.
O curso funciona na modalidade de créditos, com o valor de 15h cada crédito, podendo o aluno frequentar um mínimo de 12 créditos por semestre.
A carga horária permite que os estudantes se incorporem as práticas pedagógicas, a grupos de projetos de pesquisa e extensão, a trabalhos comunitários, complementando, assim, seus conhecimentos teóricos e práticos,  desde o primeiro semestre, sem diminuição da qualidade do ensino.

MATRIZ CURRICULAR:

ESTÁGIOS:

O estágio em Matemática e em Computação é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, obedecendo ao regulamento aprovado pela coordenação de curso, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais. Pode ser realizado em escolas, organizações que ofereçam oportunidades educativas ou na própria instituição de ensino. A carga horária dos estágios são de 400h, dividida em quatro semestres a partir do 5º período.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

Para obtenção do grau de Licenciado em Matemática, o aluno deve elaborar e apresentar um trabalho inovador, que será avaliado, por professores competentes da área proposta. O TCC é componente curricular com regulamentação própria, contendo os critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, além das diretrizes técnicas relacionadas com sua elaboração. É orientado e acompanhado por um professor orientados, via on line, em plataforma própria da FAMPER e presencial quando necessário.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

As atividades complementares constituem-se de estudos dirigidos, participação em projetos de pesquisa, de extensão, em monitoria, em seminários e eventos, participação em semanas acadêmicas e congressos,  bem como apresentação de pesquisa em congressos científicos.

LABORATÓRIO ESPECÍFICO:

O Curso de Matemática conta com o Laboratório do Ensino de Matemática – LEM que tem por objetivo construir e aplicar materiais pedagógicos para oportunizar a prática de ações pedagógicas de professores e acadêmicos do curso, ou ainda de outros cursos da FAMPER. Esses materiais são também utilizados nos estágios, e servem de apoio didático em atividades escolares possibilitando o enriquecimento do ensino e da aprendizagem.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

O Curso de Matemática conta com o Laboratório do Ensino de Matemática – LEM que tem por objetivo construir e aplicar materiais pedagógicos para oportunizar a prática de ações pedagógicas de professores e acadêmicos do curso, ou ainda de outros cursos da FAMPER. Esses materiais são também utilizados nos estágios, e servem de apoio didático em atividades escolares possibilitando o enriquecimento do ensino e da aprendizagem.

CARGA HORÁRIA:
3.450 horas

MODALIDADE:
Presencial

FORMAÇÃO:
Licenciatura

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:

RESPONSÁVEL:

DURAÇÃO:
4 Anos