ARTES

INSCREVA-SE

O Curso de Licenciatura em Artes tem como princípio a formação de um docente comprometido com a construção do conhecimento, uma produção através do trabalho com valor social, uma prática refletida na teoria que é devolvida à prática.

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar um profissional habilitado para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes, garantindo sua satisfatória atuação no mercado de trabalho, atendendo as exigências do mundo moderno.
- Formar um profissional prático-reflexivo na área artístico-pedagógica, com capacidade para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea nas atividades de ensino-aprendizagem, artísticas e culturais;
- Dotar o profissional licenciado em Artes de capacidades pessoais capaz para interagir na comunidade com vistas à transformação e à qualidade de vida;
- Capacitar o profissional para a docência das Artes do Ensino Fundamental e Médio com ética e comprometimento;
- Instrumentalizar o profissional das Artes com as novas tecnologias, incentivando a busca constante de novas alternativas de produção artística.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

Na forma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 9394/96, o profissional egresso do curso de Artes da FAMPER estará habilitado a atuar na educação básica, dotado de uma base humanística, que lhe confira habilidade crítico-reflexivo, capaz de se colocar frente ao diálogo técnico-científico e as demandas apresentadas.

DURAÇÃO DO CURSO:

Mínimo de 4 (quatro) anos, com tempo máximo de integralização de 8 anos (oito anos)

TOTAL DE VAGAS:
40

CARGA HORÁRIA:

O Curso oferece 3.200h/a total, permitindo uma concentração de horários com as disciplinas num único turno. A carga horária de práticas pedagógicas, durante o curso, prevê que o estudante tenha inúmeras oportunidades de desenvolvimento de trabalhos comunitários, através de projetos de ensino, pesquisa e extensão, sendo ofertado a ele oportunidade de atuar como monitor e pesquisador, preparando-se para estudos em nível de pós-graduação.

MATRIZ CURRICULAR:

ESTÁGIOS:

O estágio é um componente curricular obrigatório, indispensável à consolidação do desempenho profissional desejado, inerente ao perfil do formando, obedecendo ao regulamento aprovado pela coordenação de curso, conforme orientação das Diretrizes Curriculares Nacionais com carga horária total de 420 h/a.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

Para obtenção do grau de Licenciado em Artes da FAMPER, o acadêmico deverá elaborar, apresentar e defender um trabalho inovador, monográfico e artístico-pedagógico.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

As atividades complementares constituem-se de disciplinas optativas do próprio curso, estudos dirigidos, participação em projetos de pesquisa, de extensão, em monitoria, em seminários e eventos, bem como apresentação de pesquisa em congressos científicos que deve somar, no mínimo 200h/a, de acordo com as Diretrizes Curriculares para Formação de Professores.

LABORATÓRIO ESPECÍFICO:

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

CARGA HORÁRIA:
3.495 horas

MODALIDADE:
Presencial

FORMAÇÃO:
Licenciatura

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:

RESPONSÁVEL:

DURAÇÃO:
4 Anos