ADMINISTRAÇÃO

INSCREVA-SE

O Curso de Administração da FAMPER é um curso dinâmico capaz de adaptar-se às necessidades de um mercado em constante mutação. O Acadêmico do Curso de Administração é considerado como ser social e como indivíduo recebe formação sólida e de qualidade que atenda as exigências da sociedade. O curso equipa o acadêmico com ferramentas de reflexão dentro de um contexto de investigação e de auto-correção contínuas e de diálogo permanente, de modo que estejam preparados para serem eficazes agentes sociais.
Para tanto são trabalhadas atividades criativas e dinâmicas, partindo sempre das experiências e vivências do aluno, e fornecidas informações que o ajudem a ampliar redes de significados.

OBJETIVOS DO CURSO:

Capacitar profissionais na área de Administração com conhecimentos teórico-práticos, dotados de espírito empreendedor, para atuarem no mercado de maneira criativa e inovadora, e preparados para intervir de modo responsável e ético na realidade social.
Formar administradores com ferramentas de cunho quantitativo, qualitativo e instrumental, capacitados para trabalhar em organizações dos três setores e/ou empreendedores que possam gerar riquezas através de novos negócios. Administradores com valores éticos e humanísticos, que caracterizam o profissional apto a "aprender a aprender", e a gerir as novas mudanças organizacionais.
Incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica visando ao desenvolvimento, à criação e a difusão da cultura nas respectivas habilidades da Administração, divulgando o conhecimento e o saber por meio do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação, estimulados ao constante aprimoramento intelectual e profissional.
Desencadear processos participativos, para o desenvolvimento do espírito empreendedor, bem como valores profissionais e éticos para o exercício responsável da atividade administrativa.

ÁREA DE ATUAÇÃO:
O Administrador é o responsável pelo planejamento e funcionamento administrativo de uma empresa. É ele que ordena os fatores de produção e fiscaliza sua eficiência, , e estuda a utilização da mão-de-obra de modo a obter elevados e crescentes índices de produtividade; que cuida do controle dos equipamentos, supervisiona atividades, avalia resultados, corrige distorções e replaneja os serviços administrativos. Ocupa-se ainda do recrutamento, seleção e admissão de pessoal, da administração financeira, das relações públicas e industriais, além da análise de programas e métodos. Enfim, deve possuir visão generalista da Administração nos diversos ramos de atividades, objetivo que a FAMPER oferece para o bacharel em Administração que ela forma.

DURAÇÃO DO CURSO:

A duração total do Curso Bacharel em Administração da FAMPER é de 04 (quatro) anos, divididos em 08 (oito) semestres letivos, com tempo máximo de integralização de 06 (seis) anos, divididos em 12 (doze) semestre.

TOTAL DE VAGAS:
O curso oferece 50 (cinquenta) vagas anuais, nos dois semestres letivos do ano.

CARGA HORÁRIA:

De acordo com as Diretrizes Curriculares para o Curso de Bacharel em Administração, deve apresentar carga horária mínima de 3.000 horas. O curso de Administração da FAMPER possui 3.320h.

MATRIZ CURRICULAR:

ESTÁGIOS:

O estágio supervisionado previsto no currículo do Curso de Bacharel em Administração vem de encontro com as Diretrizes Curriculares Nacionais aprovadas pelo Parecer CNE/CES/04/2005 de 13 de julho de 2005. Consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. É desenvolvido em espaços administrativos, que pode ser na empresa de propriedade do próprio estagiário, na empresa à qual esteja vinculado laboralmente, na Empresa Júnior da FAMPER, ou na própria instituição mediante convênio.
É obrigatório ao aluno a integralização da carga horária total do estágio supervisionado, prevista no currículo do curso. É realizado do 5º ao 7o período, contemplando a articulação da teoria com a prática. Nele são relatadas pelos acadêmicos, as pesquisas, leituras, experiências, enfim, a ação desenvolvida no local de estágio. É orientado, supervisionado e avaliado por um professor do curso. A operacionalização do estágio está regulamentada em regimento próprio, aprovado pelo Conselho Superior da FAMPER.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

O Trabalho de Conclusão do Curso - TCC consiste na construção de um Projeto, durante o transcorrer do curso, como apoio em disciplinas do curso. É realizado de forma individual, orientada por docente da Instituição. O acompanhamento é distribuído em orientações (on line e presenciais quando necessário), escrita, discussões, qualificação e apresentação final em banca. O objetivo é propiciar momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de conteúdos trabalhados durante o curso.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

As atividades complementares possuem como objetivo o enriquecimento curricular com atividades extraclasses, como participação em semanas acadêmicas, congressos, simpósios, encontros, fóruns, iniciação científica, monitoria, atividades práticas na área administrativa e atividades de comunicação e expressão cultural.
A operacionalização está regulamentada em documento próprio, aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da FAMPER.

LABORATÓRIO ESPECÍFICO:

O Laboratório do Curso de Bacharel em Administração da FAMPER – a  Empresa Júnior, é uma empresa sem fins lucrativos e possui a denominação de DOMÍNIO JÚNIOR CONSULTORIA. Fundada em 12 de agosto de 2006, está regida por Estatuto próprio e regulamento interno,
O principal objetivo da Empresa Júnior é proporcionar aos acadêmicos do Curso um espaço adequado para aliar a teoria à prática, por meio do desenvolvimento de trabalho em equipe, permitindo um contato com a área de atuação, bem como estimular habilidades relevantes para a formação do administrador, preparando-o para atuar no mercado de trabalho.
Durante as atividades que envolvem o projeto, os alunos adquirem experiência sobre a dinâmica do trabalho em equipe, a importância do planejamento e o caráter sistêmico das atividades organizacionais.
Dentre as ações praticadas estão a elaboração de pesquisa de mercado e elaboração de plano de negócio simplificado, envolvendo análises do processo produtivo, custos de abertura e de produção, avaliação da concorrência e planejamento de vendas, considerando noções de preço e quantidade de equilíbrio, entre outras.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

O Laboratório do Curso de Bacharel em Administração da FAMPER – a  Empresa Júnior, é uma empresa sem fins lucrativos e possui a denominação de DOMÍNIO JÚNIOR CONSULTORIA. Fundada em 12 de agosto de 2006, está regida por Estatuto próprio e regulamento interno,
O principal objetivo da Empresa Júnior é proporcionar aos acadêmicos do Curso um espaço adequado para aliar a teoria à prática, por meio do desenvolvimento de trabalho em equipe, permitindo um contato com a área de atuação, bem como estimular habilidades relevantes para a formação do administrador, preparando-o para atuar no mercado de trabalho.
Durante as atividades que envolvem o projeto, os alunos adquirem experiência sobre a dinâmica do trabalho em equipe, a importância do planejamento e o caráter sistêmico das atividades organizacionais.
Dentre as ações praticadas estão a elaboração de pesquisa de mercado e elaboração de plano de negócio simplificado, envolvendo análises do processo produtivo, custos de abertura e de produção, avaliação da concorrência e planejamento de vendas, considerando noções de preço e quantidade de equilíbrio, entre outras.

CARGA HORÁRIA:
3.320 horas

MODALIDADE:
Presencial

FORMAÇÃO:
Bacharelado

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:

RESPONSÁVEL:
Prof. Keitilanger Hahn

DURAÇÃO:
4 Anos