HISTÓRIA

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O Curso de Licenciatura em História da FAMPER forma profissionais capazes de compreender as diversas relações que permeiam o ato pedagógico, enfatizando-o como ato político, capaz de construir novos saberes e novas relações dentro da sociedade.
Os fundamentos do curso contemplam a concepção de homem, de mundo e de sociedade, contribuindo, assim, para a consolidação da missão da FAMPER. Os princípios norteadores do curso embasam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos valores institucionais, priorizando o domínio de conhecimentos e habilidades que atendem a missão institucional, sem perder de vista a questão pedagógica e a inserção da metodologia e de seus autores no meio escolar e social, conforme estabelecido pela Diretriz Curricular Nacional do Curso.
O Egresso do curso de História da FAMPER é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, em como prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
Conforme dispõe as Diretrizes Curriculares Nacionais o graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão, apto a desenvolver pesquisas históricas, bem como, dominar práticas pedagógicas que viabilizem a construção do conhecimento para a educação básica das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Superior. Com isso o curso possibilita, através dos diversos instrumentos, a compreensão do caráter dialético da diversidade cultural das comunidades, considerando:
- a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- unidade teoria e prática;
- profissionais com domínio de competências e habilidades;
- profissionais que atendam as demandas do ensino fundamental e médio;
- qualificação para compreensão e implementação do planejamento, coordenação e gestão do - trabalho pedagógico em âmbito escolar e não escolar;
- fomentação e consolidação de processos de mudança no interior das instituições educacionais.

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar professores com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área de História.
Dominar as diferentes concepções metodológicas que referenciam a construção de categorias para a investigação e análise das relações sócio históricas, conhecendo o processo de construção da Historiografia e as informações básicas referentes às diferentes épocas históricas nas várias tradições civilizatórias, compreendendo os fundamentos das principais escolas historiográficas, aliando a atividade docente à pesquisa como elemento articulador da prática.

ÁREA DE ATUAÇÃO:

O profissional licenciado em História tem como campo de atuação principal, o exercício do magistério no Ensino Fundamental, Médio e Superior e em escolas públicas ou particulares. O campo de trabalho do professor/historiador se estende, ainda, à organização de acervos, restauração de patrimônios artísticos, bem como ao gerenciamento de instituições culturais, museus e arquivos históricos

DURAÇÃO DO CURSO:

A duração total do Curso de Licenciatura em História da FAMPER é de 04 (quatro) anos, divididos em 08 (oito) semestres letivos, com tempo máximo de integralização de 06 (seis) anos, divididos em 12 (doze) semestre.

TOTAL DE VAGAS:
O curso oferece 40 (quarenta) vagas anuais, nos dois semestres letivos do ano.

CARGA HORÁRIA:

MATRIZ CURRICULAR:

Disciplinas     Carga Horária                      
História Antiga I   60
História da América I   60
Leitura e Produção de Textos I 60
Antropologia     60
Sociologia     60
Metodologia Científica   60


História Antiga II   60
História da América II   60
História da África   60
Leitura e Produção de Textos II 60
Filosofia     60
Tecnologias Educacionais 60

História Medieval I   60
História da América III   60
História das Religiões e
das Religiosidades   60
Planejamento Educacional 60
Desenvolvimento e Aprendizagem 60
Projeto I - Processos
Avaliativos     60

História Medieval II   60
História do Brasil I   60
História da Arte   60
Didática     60
Metodologia do Ensino da
História I     60
Projeto II - Museologia   60

História Moderna I   60
História do Brasil II   60
História do Pensamento
Econômico Geral e Brasileiro 60
Libras       30
Educação Inclusiva   30
Projeto III – Arqueologia 60
Estágio Supervisionado I
Ensino Fundamental   120

História Moderna II   60
História do Brasil III   60
História Cultural   60
História do Paraná   60
Metodologia do Ensino da
História II     60
Projeto IV – Estudo e
Pesquisa em História do Brasil 60
Estágio Supervisionado II
Ensino Fundamental   120

História do Brasil IV   60
História dos Movimentos
Sociais       60
História e Historiografia
do Sudoeste do Paraná   60
Psicologia e Educação   60
Legislação Educacional   60
Projeto V – Produção
Científica na Educação   60
Estágio Supervisionado III
Ensino Médio     120

História e Educação Ambiental 60
Educação das Relações
Étnicorraciais     60
História da Educação
Brasileira     60
Projeto VI - História e
Literatura do Brasil   60
Projeto VII - História e
Literatura do Paraná   60
Estágio Supervisionado IV
Ensino Médio     120
Trabalho de Conclusão de
Curso – TCC     90

ESTÁGIOS:

O estágio supervisionado previsto vem de encontro às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores de Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura de graduação, aprovadas pelo Parecer CNE/CP/09/2001 e pela Resolução CNE/CP 2, de 19 de fevereiro de 2002. Possui uma carga horária de 480h/a e consta de atividades de prática pré-profissional, exercidas em situações reais de trabalho, sem vínculo empregatício. É desenvolvido em espaços educativos formais e/ou não-formais.
Para cada aluno é obrigatória a integralização da carga horária total do estágio, prevista no currículo do curso.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:

O trabalho de conclusão do curso consiste na construção de um Portfolio, durante o transcorrer do curso. É realizado de forma individual, orientado por docente da Instituição on line e presencial quando necessário, e segue a normatização que o regulamenta. Possui como objetivo maior propiciar um momento de entrelaçamento técnico-científico, estimulando a produção e a crítica de todos os conteúdos trabalhados durante o curso. As atividades do TCC culminam ao final com apresentação e avaliação.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES:

As atividades complementares são compostas de 200h. Possuem como objetivo o enriquecimento curricular com atividades extraclasses, como participação em congressos, simpósios, encontros, fóruns, iniciação científica, monitoria, atividades práticas na área educacional e atividades de comunicação e expressão cultural.

LABORATÓRIO ESPECÍFICO:

SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

CARGA HORÁRIA:
3.330h

MODALIDADE:
Presencial

FORMAÇÃO:
Licenciatura

PORTARIA DE RECONHECIMENTO:

PORTARIA DE AUTORIZAÇÃO:

RESPONSÁVEL:

DURAÇÃO: