Início     • Laboratórios de Cursos     •Laboratório do curso de PedagogiaBrinquedoteca

LABORATÓRIOS DE CURSOS

Brinquedoteca

Laboratório do curso de Pedagogia



A Brinquedoteca do curso de Pedagogia da Faculdade de Ampére – FAMPER é um projeto de Extensão que promove Ruas de Lazer para crianças e adolescentes de Ampére e municípios vizinhos. Projeto este que acontece durante o ano todo, geralmente nos sábados e durante as atividades, as crianças e adolescentes podem desenvolver o lúdico, participando da contação de histórias, pintura facial, jogos, teatros e brincar com cama-elástica, piscina de bolinhas, entre outras brincadeiras.

Durante o ano de 2012, o projeto foi realizado em parcerias com: Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Igrejas. Para a FAMPER e a atual Coordenadora do Projeto Marcia Pires fica claro a importância do lúdico durante a infância, pois, compreende que quando o interesse da criança é levado a sério podemos dar estímulos importantes no desenvolvimento dela. Afinal, trabalhamos mais e melhor fazemos isso nos divertindo. Conforme diz Santos (1999, p.12), para a criança, “brincar é viver”. Esta é uma afirmação muita bem aceita, pois a própria história nos mostra que as crianças sempre brincaram, brincam e continuarão a brincar. Lendo as concepções de vários escritores, pode-se observar que o brinquedo, é para a criança uma maneira ilusória e imaginária de realizar desejos impossíveis.

Dessa forma, o Projeto Brinquedoteca têm como objetivos:

Integração entre as crianças da comunidade, promovendo um convívio social mais amplo;
Incentivar ao máximo a valorização da criança e sua auto – estima;
Realizar com as crianças diversas atividades recreativas, essencialmente educativas;
Educar para a solidariedade, respeito e cooperação, reunindo numa só promoção, várias crianças e adolescentes, sem qualquer preconceito.

Além destas atividades desenvolvidas pelo próprio curso, a Brinquedoteca também proporciona realizar no mesmo espaço diversas oficinas terceirizadas, objetivando atender as necessidades de aprendizagem de nossos acadêmicos, entre elas destacamos: oficina de pintura facial ministrada pela professora Maria da Graça de Oliveira Damschi; oficina de escultura de balões com palhaço Zuca; oficina de dobradura, oficina de cantigas de roda e brincadeiras, entre outras.

FAMPER 2017 . Todos os direitos reservados.