DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Apresentação

A Faculdade de Ampére – FAMPER apresenta o segundo número da Revista Eletrônica Desenvolvimento Regional enfoca, de uma maneira geral, discussões sobre temáticas que envolvam o desenvolvimento do Sudoeste do Paraná.

O segundo número da Revista Eletrônica Desenvolvimento Regional traz uma produção de artigos escritos por Professores e Acadêmicos do Curso de Serviço Social da Faculdade de Ampére- FAMPER, produzidos com enfoque e análises em diversos municípios de origem de acadêmicos do curso.

A FAMPER através desta publicação on-line torna público a produção, disseminação de estudos e pesquisas feitas por seus professores, funcionários e acadêmicos.

Boa leitura a todos!

Edições Anteriores

Edição 02

Edição 01

Corpo Editorial

Prof. MSc. Cláudio Reichert

Profª. Esp. Clariana Werkauser Bressiani – UTFPR

Mestrando UTFPR Dione Farinaceo

Prof. MSc. Evandro Leonardi – FAMPER

Prof. MSc. Gustavo Calovi – FAMPER

Prof. MSc. Inácio Reichert – FAMPER

Prof. MSc. José Francisco de Góis – FAMPER

Prof. MSc. José Marcos Sinhorini – FAMPER

Prof. MSc. João Sérgio Canterle – FAMPER

Prof. Esp. Juares Rech – MATER DEI

Profª.Esp. Juliani Agnes

Prof. MSc. Lindomar Subtil de Oliveira – UTFPR

Profª. MSc. Nilsa Canterle – UNIOESTE

Prof. MSc. Paulo César Borges Duarte – FAMPER

Prof. MSc. Rogério Rech – FAMPER

Prof. MSc. Rosângela Martins Carrara – FAMPER

Prof. Dr. Wilson Itamar Godoy – UTFPR

Mestrando UPF Denilson Sumocoski

Expediente

Faculdade de Ampére – FAMPER

Mantida pelo Centro Amperense de Ensino Superior – CAEP

Direção

Profª. Terezinha dos Santos Reichert

Coordenação da Revista

Msc. Rogério Rech, Esp. Juares Rech, Profª. Carolina Reichert

Projeto Gráfico

Carolina Reichert

Revisão Técnica

Prof. MSc. Inácio Reichert

*Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos seus autores.

Normas de Publicação


2) Asafirmações, opiniões e conceitos apresentados e expressados através dos artigossão de responsabilidade dos autores.
3) Todos osartigos serão submetidos à Comissão editorial, bem como, passarão por avaliaçãode pareceristas, podendo ser solicitadas alterações aos autores.
4) Ostrabalhos deverão constar, no final dos trabalhos, o endereço completo,principal afiliação institucional, telefone, e-mail, para encaminhamento decorrespondência pela Comissão editorial.
5) Só serãopublicadas fotos coloridas em caso de absoluta necessidade, os quais serãoanalisados pela Comissão Editorial.
6) Ostrabalhos devem ser apresentados pelo e-mail: extensao@famper.br, sendo digitados em Word for Windows, em Times New Roman, tamanho 12,espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, não devendo ultrapassar 15 páginaspara os artigos, incluindo as referências, ilustrações, figuras, gráficos,quadros e tabelas, sendo no mínimo seis páginas.
7) Asilustrações (figuras, gráficos, etc...) devem ser limitadas ao mínimoindispensável, identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismosarábicos. As mesmas devem ser enviadas em arquivo separado, com extensão .jpgou .tif e resolução mínima de 300 dpi.
8) As tabelase quadros devem ser limitados ao mínimo indispensável, identificados enumerados consecutivamente em algarismos arábicos. Na montagem das tabelas,seguir as Normas da ABNT para publicações cientifica. Os quadros e tabelasdevem ser enviados em arquivo separado, com extensão .doc ou .xls
9) Deve serobservado que o título de ilustrações, tabelas, quadros, etc. deveram serindicado no texto onde estes elementos serão inseridos.
10) As notasde rodapé são indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável.
11) Nopreparo do original, deve-se ser observada a seguinte estrutura:
 
a) CABEÇALHO
- Título do artigo em português (letrasmaiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, parágrafocentralizado), e se tiver Subtítulo, omesmo deve estarem letrasminúsculas (exceção para nome próprio), fonte Times New Roman, tamanho 14.
- O títulodeve conter no máximo 15 palavras, sendo suficientemente específico edescritivo.
- Nome do(s)autor(es), deve(m) estar abaixo do título e apresentar: Afiliaçãoinstitucional/vínculo, Cidade, Estado, País e e-mail.
- O nome doautor deve esta um espaço abaixo do titulo com alinhado a direita;
- Asinformações sobre o autor devem estar como nota de rodapé;
 
b) RESUMO(ABSTRACT ou RESUMEN)
- O resumo éa apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando asconsiderações emitidas pelo autor, com uso de no máximo 250 palavras.
- O autordeve reescrever o texto correspondente do resumo em inglês (abstract) ouespanhol (resumen), deve ser compatível com o texto do resumo.
- Ambos ostextos devem ser em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.
 
c)PALAVRAS-CHAVES (KEYWORDS ou PALABRAS CLAVE)- Sãodescritos, que identificam o conteúdo do artigo. O autor deve apresentar aspalavras-chave, no mínimo três e no máximo de cinco, logo abaixo do resumo, comum espaço entre os textos, e seus correspondentes em inglês (Keywords) ouespanhol (Palabras Clave)- Deve estarem fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.
 
d) O CORPO DOTEXTO
- Os artigosenviados e aceitos pela Revista Educação Matemática ser relatos de pesquisa,estudos teóricos e revisões críticas da literatura, todos afeitos à área dematemática.
- Os textosdevem conter:
·         Espaço onde o autor deve apontar o propósito doestudo, de maneira concisa, apresentando uma contextualização do problema,descrevendo os objetivos e a justificativa do mesmo, podendo expressar por meiode revisão bibliográfica. A introdução não deve incluir dados ou conclusões dotrabalho em questão.
·         Parte do texto, quecontém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Este espaço pode serdividido em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e dométodo. Indica-se que neste espaço realize-se uma apresentação de revisãobibliográfica, conceituando os principais assuntos do artigo, descreva-se ametodologia empregada (materiais e método) e a discussão dos resultados, ondeirá ser descritos os avanços que foram alcançados com a pesquisa a partir dasdemonstrações. Estudos teóricos e revisões críticas da literatura devemutilizar a seção Desenvolvimento para as citações e análises do referencialteórico/bibliográfico.
·         Devemlimitar-se ao propósito das análises realizadas, relacionando-as aoconhecimento já existente. Se baseiam, fundamentalmente, em responder se osobjetivos foram alcançados, sendo assim, breve e objetiva. A utilização decitações não é indicada, devendo utiliza-las somente quando foremindispensáveis para embasar o estudo.
·        Referências: Somente as citações que figuram no texto devem serreferenciadas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas eapresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor.Para elaboração das referências deve ser observada a norma mais recentes emrelação a NBR 6023 da ABNT.
 
e) CITAÇÕES
- Asreferências devem ser citadas no texto pelo sistema AUTOR (data) conforme aABNT 10520 ago.2002. Exemplo:
• Quando osautores fazem parte do texto: Segundo Rippel (2012); dois autores exemplo: Deacordo com Rippel e Gois (2012); mais de três autores, exemplo: Para Rippel etal. (2012).
• Quando osautores não fazem parte do texto, ex.: “A ocorrência de varias viagens fez comque o conhecimento se aperfeiçoa-se”. (RIPPEL, 2012).
• Citação decitação: Para Gois (2000, p. 12) apud Ripell (2012, p. 52).
• Importante:Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação de citação, mas quandoutilizadas devem indicar as referencias da obra originaria (a mais antiga) comonota de rodapé;
• As citaçõescom até três linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas;
• As citaçõescom mais de três linhas devem estar com recuo de quatro cm da margem esquerdaem fonte tamanho 10, espaçamento simples.
 
f) NOTAS DERODAPÉ
- As notas derodapé devem ser explicativas complementando o assunto tratado, são localizadasna margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida notexto. Esta chamada numérica deve ser em algarismos arábicos.
 
g) EXEMPLOSDE REFERÊNCIAS
• LIVRO DE UMSÓ AUTOR:
RICOEUR,Paul. Interpretação e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
• LIVRO COMATÉ TRÊS AUTORES
CÉSAR,Constança Marcondes; ALMEIDA, Danilo Di Manno; DARTIGUES, André. Paul Ricoeur:ensaios. São Paulo: Paulus, 1998.
• LIVRO COMMAIS DE TRÊS AUTORES
O’HEAR,Anthony et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997.
• CAPÍTULO DELIVRO
RORTY,Richard. Solidariedade ou objetividade? In: ______. Objetivismo, relativismo everdade: escritos filosóficos I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio deJaneiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54.
• ARTIGOS DEREVISTA
CIRNE LIMA,Carlos R. V. Carta sobre a dialética, o que é dialética? Síntese Nova Fase,Belo Horizonte, v. 21, n. 67, p. 439-447, out./dez. 1994.
• ARTIGOS DEINTERNET
SOUZA, CarloE. Batista. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite deWittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponívelem: http://www.famper.com.br/site/revista-eletronica.php. Acesso em: mai de2013.

Catalogação

Informações Básicas


éuma publicação semestral
organizada pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ampére –FAMPER, auxiliados pelos cursos de Serviço Social, Administração e Engenhariada Produção.

Sua divulgação éon-line com o ISSN 2316-1272,recebendo contribuições de estudantes, pesquisadores e demais profissionais quese relacionam com esta área da ciência, para que seja realizada a divulgação deresultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação dosprofissionais das áreas afins a este tema.
A revistapublica artigos científicos e resenhas adotando o processo de revisão (peerreview) entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científicaespecializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja,tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O títuloabreviado da revista é Rev. Des. Reg., e deve ser utilizado em bibliografias,referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.
 
Processo deAvaliação pelos Pares
Ostrabalhos encaminhados serão analisados pelo Conselho Editorial conforme a suaespecialidade e de acordo com os seguintes critérios: 
-Contribuição e atualidade do conteúdo técnico-científico para a área;
-Coerência entre objetivos, aspecto teórico-prático e considerações finais;
- Relevânciacientífica;
-Clareza e qualidade da redação;
-Adequação às normas. 

Missão
Promover a publicação de trabalhos de cunho científicos relacionados a área pesquisa“Sustentabilidade, Gestão e Desenvolvimento Regional”, contribuindo para areflexão contemporânea e aperfeiçoamento do ensino e pesquisa nesta áreacientifica.

FAMPER 2017 . Todos os direitos reservados.