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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM REVISTA

Apresentação

A Revista Educação Matemática em Revista, fundada em 2014, pretendendo ser um canal de divulgação das atividades em Matemática, que mereçam um destaque cientifico, especialmente da produção local.

Assim, esta publicação busca ser um veículo refinado para a produção intelectual, demonstrando, especialmente, o amadurecimento dos docentes e discentes, grupos de pesquisa e do diálogo de pesquisadores, estudantes e grupos ou centros de pesquisa em Matemática.

Missão
Realizar a publicação de trabalhos científicos relacionados a área de Matemática, contribuindo para a reflexão contemporânea e aperfeiçoamento do ensino e pesquisa desta ciência, principalmente com enfoque computacional na educação.

Faculdade de Ampére – FAMPER
Diretor – Terezinha dos Santos Reichert

Coordenador de Pesquisa e Extensão - COPEFAM
Leomar Rippel

Diretor de Publicações da COPEFAM
José Francisco de Gois

Coordenador do Curso de Matemática

Rogério Rech

Sub coordenadora do Curso de Matemática
Bernardete Maria Dettoni Modzinski

Coordenador da Revista Educação Matemática
Rogério Rech
 
Faculdade de Ampére – FAMPER
Curso de Matemática / Revista Educação Matemática
Rua dos Andradas, 550
Centro - Ampére – Paraná
CEP 85640 – 000
Tel. (46) 3547-3031
http://www.famper.com.br/site/revista-eletronica.php
extensão@famper.br

Edição Atual

Educação Matemática em Revista: Edição Especial 10 anos FAMPER


A TECNOLOGIA COMO TENDÊNCIA METODOLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O SOFTWARE SCRATCH NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
José Ademir Gomes dos Santos; Ronei André Cloth; Rogério Rech

ANÁLISE DE REGRESSÃO DO CONSUMO MÉDIO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
Paulo Wichnoski; Mariana Uzeda Cildoz

A MATEMÁTICA E SUA RELAÇÃO COM A PROGRAMAÇÃO: SABERES DA PROGRAMAÇÃO UTILIZADOS POR ADMINISTRADORES EM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
Eduardo Henrique Borsuk Ribeiro;Marcos Willian da Silva Santos; Jussieli Gregol Steinhorst

PLANO DE AULA SOBRE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
Raquel Walerius; Rogério Rech

COMO TRABALHAR E IDENTIFICAR A DISCALCULIA
Nayana Laura Flores

AS TENDÊNCIAS EM MATEMÁTICA ESCOLAR E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: QUAL A POSIÇÃO DO PÊNDULO, IDEOLOGIA BUROCRÁTICA OU DIALOGISMO?
Rogerio Rech

CONHECENDO O CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE EM COMPUTAÇÃO DA FAMPER POR UMA PERSPECTIVA ACADÊMICA
Bernardete Maria Dettoni Modzinski; Débora Cristina Dal Molin

ESTUDO SOBRE A OLIMPIADA DE MATEMATICA DO 5º ANO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMPER
Josemar da Silva de Oliveira; Odete da Costa Reas; Aline Kieskoski

INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, UMA REALIDADE EXPOSTA POR PROFESSORES
José Ademir Gomes dos Santos; Ronei André Cloth

LUDICIDADE MATEMÁTICA: O ENSINO - APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS JOGOS E DAS BRINCADEIRAS
Tamiris Ceolin; Patrícia Donadel

Edições Anteriores

V. 2, Nº 1, 2015

V. 1, Nº 1 - 2014

Corpo Editorial

Dr. João Carlos Tedesco (UPF).
Dr. Carlos Antonio Bonamigo (UNIPAR).
Drª. Silvia Carla Conceição (FAMPER).
Me. Rogerio Rech (FAMPER).
Me. Adonis Rogerio Fracaro (FAMPER).
Me. Nadir Dieckel Mairnardi (FAMPER).

  1. Me. Carlos Arturo Muñoz Vargas (UNIAJAC-Colômbia).
  2. Me. Pedro Henrique de Gois (FAMPER).
  3. Me. Leomar Rippel (FAMPER).
  4. Me. José Francisco de Gois (FAMPER).
  5. Me. Diogo Galileu Bilibio (FAMEPER).
  6. Me. Débora Cristina Dal Molin (FAMPER).
  7. Me. Gustavo Ellwanger Calovi (FAMPER).
  8. Me. Rosangela Carrara (FAMPER).
  9. Esp. Vania Mara Pezzini Fracaro.(FAMPER).
  10. Esp. Bernardete Maria Dettoni Modzinski.(FAMPER).
  11. Esp. Cleber de Souza Relli (FAMPER).
  12. Esp. Sandra Aparecida Rippel (FAMPER).

Catalogação

1. Educação Matemática.

2. História da Matemática.

3. Matemática Aplicada.

4. Etnomatemática.

Expediente

Faculdade de Ampére - FAMPER
Mantida pelo Centro Amperense de Ensino Superior - CAES

Direção Geral
Terezinha dos Santos Reichert

Coordenação da Revista
Me. Rogerio Rech; Me. Adonis Rogerio Fracaro; Me.Leomar Rippel.

Projeto Gráfico
Graciela Agda dos Santos.

Revisão Técnica
Inácio Reichert

Os artigos publicados são de inteira responsabilidade dos seus autores


Normas de Publicação


1) Todos os artigos deveram ter caráter inovador, podendo ser oriundos de revisão bibliográfica, pesquisa e extensão, ou demais atividades acadêmicas que resultem em ampliação de conhecimento. 
2) As afirmações, opiniões e conceitos apresentados e expressados através dos artigos são de responsabilidade dos autores. 
3) Todos os artigos serão submetidos à Comissão editorial, bem como, passarão por avaliação de pareceristas, podendo ser solicitadas alterações aos autores. 
4) Os trabalhos deverão constar, no final dos trabalhos, o endereço completo, principal afiliação institucional, telefone, e-mail, para encaminhamento de correspondência pela Comissão editorial. 
5) Só serão publicadas fotos coloridas em caso de absoluta necessidade, os quais serão analisados pela Comissão Editorial.
6) Os trabalhos devem ser apresentados pelo e-mail: extensao@famper.br, sendo digitados em Word for Windows, em Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, formato A4, não devendo ultrapassar 15 páginas para os artigos, incluindo as referências, ilustrações, figuras, gráficos, quadros e tabelas, sendo no mínimo seis páginas.
7) As ilustrações (figuras, gráficos, etc...) devem ser limitadas ao mínimo indispensável, identificadas, e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos. As mesmas devem ser enviadas em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi. 
8) As tabelas e quadros devem ser limitados ao mínimo indispensável, identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Na montagem das tabelas, seguir as Normas da ABNT para publicações cientifica. Os quadros e tabelas devem ser enviados em arquivo separado, com extensão .doc ou .xls 
9) Deve ser observado que o título de ilustrações, tabelas, quadros, etc. deveram ser indicado no texto onde estes elementos serão inseridos.
10) As notas de rodapé são indicadas por números arábicos e restritas ao mínimo indispensável. 
11) No preparo do original, deve-se ser observada a seguinte estrutura: 


a) CABEÇALHO 
- Título do artigo em português (letras maiúsculas, em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14, parágrafo centralizado) e, se tiver, Subtítulo em letras minúsculas (exceção para nome próprio), fonte Times New Roman, tamanho 14.
- O título deve conter no máximo 15 palavras, sendo suficientemente específico e descritivo. 
- Nome do(s) autor(es), deve(m) estar abaixo do título e apresentar: Afiliação institucional/vínculo, Cidade, Estado, País e e-mail.
- O nome do autor deve esta um espaço abaixo do titulo com alinhado a direita;
- As informações sobre o autor devem estar como nota de rodapé;


b) RESUMO (ABSTRACT ou RESUMEN)
- O resumo é a apresentação sintetizada dos pontos principais do texto, destacando as considerações emitidas pelo autor, com uso de no máximo 250 palavras. 
- O autor deve reescrever o texto correspondente do resumo em inglês (abstract) ou espanhol (resumen), deve ser compatível com o texto do resumo. 
- Ambos os textos devem ser em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.


c) PALAVRAS-CHAVES (KEYWORDS ou PALABRAS CLAVE)
- São descritos, que identificam o conteúdo do artigo. O autor deve apresentar as palavras-chave, no mínimo três e no máximo de cinco, logo abaixo do resumo, com um espaço entre os textos, e seus correspondentes em inglês (Keywords) ou espanhol (Palabras Clave).
- Deve estar em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples.


d) O CORPO DO TEXTO 
- Os artigos enviados e aceitos pela Revista Educação Matemática ser relatos de pesquisa, estudos teóricos e revisões críticas da literatura, todos afeitos à área de matemática.
- Os textos devem conter:
• Introdução: Espaço onde o autor deve apontar o propósito do estudo, de maneira concisa, apresentando uma contextualização do problema, descrevendo os objetivos e a justificativa do mesmo, podendo expressar por meio de revisão bibliográfica. A introdução não deve incluir dados ou conclusões do trabalho em questão.
• Desenvolvimento: Parte do texto, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Este espaço pode ser dividido em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método. Indica-se que neste espaço realize-se uma apresentação de revisão bibliográfica, conceituando os principais assuntos do artigo, descreva-se a metodologia empregada (materiais e método) e a discussão dos resultados, onde irá ser descritos os avanços que foram alcançados com a pesquisa a partir das demonstrações. Estudos teóricos e revisões críticas da literatura devem utilizar a seção Desenvolvimento para as citações e análises do referencial teórico/bibliográfico. 
• Considerações finais: Devem limitar-se ao propósito das análises realizadas, relacionando-as ao conhecimento já existente. Se baseiam, fundamentalmente, em responder se os objetivos foram alcançados, sendo assim, breve e objetiva. A utilização de citações não é indicada, devendo utiliza-las somente quando forem indispensáveis para embasar o estudo.
• Referências: Somente as citações que figuram no texto devem ser referenciadas. As referências no final do trabalho devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética de acordo com o sobrenome do primeiro autor. Para elaboração das referências deve ser observada a norma mais recentes em relação a NBR 6023 da ABNT.


e) CITAÇÕES 
- As referências devem ser citadas no texto pelo sistema AUTOR (data) conforme a ABNT 10520 ago.2002. Exemplo: 
• Quando os autores fazem parte do texto: Segundo Rippel (2012); dois autores exemplo: De acordo com Rippel e Gois (2012); mais de três autores, exemplo: Para Rippel et al. (2012). 
• Quando os autores não fazem parte do texto, ex.: “A ocorrência de varias viagens fez com que o conhecimento se aperfeiçoa-se”. (RIPPEL, 2012). 
• Citação de citação: Para Gois (2000, p. 12) apud Ripell (2012, p. 52). 
• Importante: Deve-se evitar ao máximo este último modelo de citação de citação, mas quando utilizadas devem indicar as referencias da obra originaria (a mais antiga) como nota de rodapé;
• As citações com até três linhas devem estar dentro do texto entre aspas duplas; 
• As citações com mais de três linhas devem estar com recuo de quatro cm da margem esquerda em fonte tamanho 10, espaçamento simples. 


f) NOTAS DE RODAPÉ 
- As notas de rodapé devem ser explicativas complementando o assunto tratado, são localizadas na margem inferior da mesma página onde ocorre a chamada numérica recebida no texto. Esta chamada numérica deve ser em algarismos arábicos. 


g) EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS
• LIVRO DE UM SÓ AUTOR:
RICOEUR, Paul. Interpretação e ideologias. 4. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990.
• LIVRO COM ATÉ TRÊS AUTORES 
CÉSAR, Constança Marcondes; ALMEIDA, Danilo Di Manno; DARTIGUES, André. Paul Ricoeur: ensaios. São Paulo: Paulus, 1998. 
• LIVRO COM MAIS DE TRÊS AUTORES 
O’HEAR, Anthony et al. Karl Popper: filosofia e problemas. São Paulo: EDUNESP, 1997. 
• CAPÍTULO DE LIVRO 
RORTY, Richard. Solidariedade ou objetividade? In: ______. Objetivismo, relativismo e verdade: escritos filosóficos I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997. p. 37-54. 
• ARTIGOS DE REVISTA 
CIRNE LIMA, Carlos R. V. Carta sobre a dialética, o que é dialética? Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v. 21, n. 67, p. 439-447, out./dez. 1994. 
• ARTIGOS DE INTERNET 
SOUZA, Carlo E. Batista. Funcionalismo, evolução e relativismo no Übei Gewissheite de Wittgenstein. Abstracta: Linguagem, Mente, Ação, v. 1, n. 1, 2004. Disponível em: http://www.famper.com.br/site/revista-eletronica.php. Acesso em: mai de 2013.

Informações Básicas



A Revista Educação Matemática é umapublicação semestral
organizada pelo Curso de Matemática, auxiliado pela Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ampére – FAMPER.

Sua divulgação éon-line com o ISSN 2359-5213, recebendo contribuições de estudantes,pesquisadores e demais profissionais que se relacionam com esta ciência, para que seja realizada a divulgação de resultados de pesquisas com o intuito de colaborar com a formação e atuação de matemáticos e demais 
profissionais das áreas afins.

A revista publica artigos científicos e resenhas adotando o processo de revisão (peer review)entre os membros do Conselho Editorial ou da comunidade científica especializada, em sistema duplo de revisão anônima (blind review), ou seja,tanto os nomes dos pareceristas quanto os dos autores permanecerão em sigilo.
O título abreviado da revista é Rev. Ed. Mat., e deve ser utilizado em bibliografias,referências, notas de rodapé e legendas bibliográficas.
Missão
Realizar a publicação de trabalhos científicos relacionados a área de Matemática, contribuindo para a reflexão contemporânea e aperfeiçoamento do ensino e pesquisa desta ciência, principalmente com enfoque computacional na educação.

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