SUBMISSÕES

TÍTULO: PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO: ANÁLISE NA PERSPECTIVA DOCENTE E DISCENTE

AUTOR: CESARO, Celiane De; LIMA, Juliana De; BATISTA, Keila Cristina

ANO: 2021

RESUMO:

Acerca do viés das transformações e adaptações da sociedade em meio a pandemia do coronavírus, o sistema educacional sofreu drásticas alterações num curto período de tempo, principalmente com a implementação do Ensino Remoto, a fim de amenizar os danos causados pelo isolamento social. Defronte estas circunstâncias, manifesta-se incidentes favoráveis e desfavoráveis em relação ao ensino, sendo assim, surgiu-se a necessidade de pesquisar como ocorreram estes fatos. Então, o objetivo deste trabalho, resume-se na investigação e análise dos olhares educacionais, por um lado, educadores que perante este contexto precisaram reelaborar suas metodologias em prol do ensino e aprendizagem do aluno, e por outro ângulo, estudantes que necessitaram dedicar-se diante as novas implementações didáticas, executando-as conforme suas singularidades. Desta forma, a metodologia caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa, na qual sucedeu-se a elaboração e envio de um questionário on-line para a Escola Estadual Cívico-Militar Cândido Portinari EFM, localizada no município de Ampére/PR, com o intuito de recolher informações da equipe pedagógica, professores e alunos das turmas de 8º e 9º Ano. Através dos dados obtidos, verificou-se que os educadores se adequaram aos suportes e recursos digitais, embora exigiu-se o aperfeiçoamento com as tecnologias. Quanto aos alunos, nota-se o empenho de serem os protagonistas de sua própria aprendizagem, sob a mediação dos educadores, ainda que muitos possuíram dificuldades de concentração e compreensão dos conteúdos durante o Ensino Remoto.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR