SUBMISSÕES

TÍTULO: AS BRINCADEIRAS E O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM: CONFIGURAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES NA ESCOLA E NA FAMÍLIA

AUTOR: BELUSSO, Cristina; GARLET, Clediane; BATISTA, Keila Cristina

ANO: 2021

RESUMO:

Os jogos, brinquedo e brincadeiras surgiram há vários anos, tendo primeiramente um aspecto de preparação para a vida, pois desde os primeiros anos de vida, há estímulos, para desenvolver a interação com o mundo ao seu redor, e também as funções cognitivas, motoras, sociais, intelectuais e culturais. Os jogos, brinquedos e brincadeiras são ferramentas presentes e usadas de forma ativa pelos profissionais da educação para ampliar os conceitos, conhecimentos e proporcionar a aprendizagem sobre regras e convívio em grupo. Este artigo foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas de livros, artigos, monografias, entre outros, tendo como principal objetivo compreender a brincadeira, a sua concepção e surgimento e relacionar este período com a atualidade, no caso, o século XXI. Como método de pesquisa utilizou-se a pesquisa quantitativa, realizado questionário via plataforma on-line Google Forms, com a finalidade de conhecer a realidade dos estudantes acerca das brincadeiras interativas tradicionais.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR