SUBMISSÕES

TÍTULO: TORTURA e HISTÓRIA: Reflexões acerca da Ditadura Militar Brasileira nas aulas de História em 2021

AUTOR: SOUZA, Luana Lemes de; TASCHIM, Mateus da Silva; DAL MOLIN,Débora C.l

ANO: 2021

RESUMO:

O presente artigo teve como objetivo compreender um momento histórico muito marcante a Ditadura Militar Brasileira (1964-1985), e qual é as marcas deixadas desse período em que muitas pessoas foram perseguidas, torturadas e mortas, dentre estas muitas eram crianças e/ou adolescentes, capturas junto com seus pais, ou usadas para manipular seus amigos ou familiares no momento do interrogatório militar. Neste momento, eram aplicadas várias técnicas de tortura, físicas e/ou psicológicas. Assim como também observar e analisar as dificuldades de se trabalhar a Ditadura Militar Brasileira em sala de aula devido a censura que os professores ainda sofrem diante das ideias formadas pelo núcleo familiar, o qual acredita que foi uma época boa de se viver e as fake news que tem um papel bastante relevante em apresentar esse acontecimento como algo positivo. Para se obter as informações necessárias foi utilizado uma pesquisa qualitativa na coleta de dados, onde em anonimato os professores puderam então relatar seus medos e receios em apresentar aos alunos a Ditadura Militar Brasileira em sala de aula nos dias atuais.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR