SUBMISSÕES

TÍTULO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REFLEXÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AMPÉRE

AUTOR: Daine Taynara de Castro; Lucas Bottega; Mayara Potrich Lorandi; Josemar da Silva de Oliveira; Douglas Cezar Reginatto

ANO: 2021

RESUMO:

O Ensino Remoto Emergencial, aplicado durante a pandemia de Covid-19, veio a dividir a sala de aula entre os alunos que possuíam acesso a plataformas de ensino online e aqueles que tiveram de continuar seus estudos através de apostilas; esta divisão trouxe uma variedade de abordagens ao ensino-aprendizagem. Por meio deste artigo objetivou-se compreender o impacto das aulas síncronas e assíncronas e quais as ferramentas envolvidas no aprendizado matemático; e ainda, como esse processo foi percebido pelos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Para isto foi realizado um levantamento de dados, através da pesquisa de campo por meio de um questionário com uma amostra de 281 alunos de escolas estaduais do município de Ampére. Pelo questionário, foram coletados dados como a auto-avaliação dos alunos referente à sua participação e dificuldades no aprendizado matemático, qual a importância da
presença familiar no aprendizado dos estudantes, assim como algumas das ferramentas mais utilizadas para o ensino da matemática durante o período pandêmico.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR