SUBMISSÕES

TÍTULO: DESAFIOS DA PLATAFORMA INGLÊS PARANÁ: UMA ANÁLISE DA APLICABILIDADE DA PLATAFORMA NO CONTEXTO DO ENSINO DE INGLÊS

AUTOR: ARENDT Diulya; BUDSKE Natalia; FRANKE Rosiane

ANO: 2024

RESUMO:

O Inglês é considerado a língua universal e tem o poder de transformar a vida daqueles que o aprendem. Através da fala e compreensão da língua estrangeira moderna (LEM), é possível ter acesso a mais informações, lugares e culturas do que quando se tem conhecimento apenas da língua materna, e além disso também obter mais autonomia no aprendizado e potencializar a participação social em um mundo cada vez mais globalizado. Por este motivo, é de extrema importância que o contato do aluno com a LEM na escola seja agradável, de modo que o faça o sentir confortável e ter vontade de aprender cada vez mais, como defende a tese de Krashen (1981), sobre o filtro afetivo. Ao longo do tempo vários métodos e metodologias de ensino da língua estrangeira foram utilizados e adaptados de acordo com a realidade social de cada época. Presente no século XXI está a tecnologia e o uso de aplicativos e plataformas da internet que são utilizados no dia a dia e também no contexto educacional. Tendo como objetivo a implementação de alunos no mercado de trabalho, o Governo do Estado do Paraná instaurou em 2021 a Plataforma Inglês Paraná e por ser recente no estado ainda não há um resultado que comprove ou desaprove sua eficácia. O objetivo deste trabalho é coletar dados de professores de LEM (língua estrangeira moderna) e estudantes que utilizaram a plataforma nos últimos três anos. A metodologia será através de pesquisa qualitativa.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR