SUBMISSÕES

TÍTULO: LUTA PELA TERRA: UM TEMA PARA A PEDAGOGIA

AUTOR: MATIAS, Jaqueline Elia; TERRES, Maiara Franz; DAL MOLIN, Débora Cristina

ANO: 2022

RESUMO:

O presente artigo tem por objetivo apresentar brevemente a história do Movimento dos Trabalhadores sem terra (MST) e seus princípios para o modelo de educação realizada em assentamentos, direcionando para o Assentamento Conquista na Fronteira de Dionísio Cerqueira – SC, na Escola Construindo o Caminho. Sendo objetivo manifestar a fundação e organização da instituição, suas metodologias e práticas aplicadas na base de suas terras, conquista da luta do MST, sendo uma delas a escola. Realizou-se desta forma uma pesquisa de campo na escola e cooperativa do assentamento, com objetivos de visualizar suas organicidades, história e cultura, a fim de estudar as práticas realizadas por eles e pelos educandos. Fazendo-se importante ressaltar que a comunidade e educação se ligam no seu processo de ensino e aprendizagem, pois suas vivências e realidades relacionam-se com o ensino dos alunos, pois sua proposta educacional busca uma sociedade igualitária e justa, que todos tenham direito a uma vida digna de terras, alimentação, educação, saúde e lazer, sendo algo de fácil acesso para alguns, e para outros, inacessível, desta forma, com resistência o movimento vem realizando lutas pelo acesso aos seus direitos.
Palavras-chave: Escolas de Assentamento. Pedagogia. Educação. Resistência

ABSTRACT:

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