SUBMISSÕES

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO AFETO, UMA RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AUTOR: KOZELSKI, Adriana Cristina; LOPES, Nicolli Paz; MULLER, Fabiana Walter Vandressen

ANO: 2020

RESUMO:

O presente trabalho visa apresentar uma pesquisa bibliográfica, em que foi abordada a afetividade como fator imprescindível no processo de ensino aprendizagem. A partir do estágio da educação infantil, pode-se perceber que as crianças se sentem motivadas e alegres quando recebem a devida atenção do professor, e, este cuidado vai de uma explicação diferenciada, uma metodologia bem elaborada, uma atenção especial na carteira, até o recebimento de um parabéns ou elogio por ter realizado um ato simples. A afetividade possui uma concepção ampla, a qual envolve maiores manifestações, englobando sentimentos (psicológico) e emoções (biológico). Como cita Wallon (1979), é com o aparecimento destes que ocorre a transformação das emoções em sentimentos. Nos dias atuais, se deixa muito de lado a real afetividade na sala de aula pois, para muitos docentes, ainda vigora a ideia de que as crianças apenas sentam e assistem a aula, sem perguntas ou indagações, diante disso, Wallon defende que o processo de evolução depende tanto da capacidade biológica do sujeito quanto do ambiente, ou seja, os pequenos atos e situações afetam de uma forma significativa, assim, ocorre a evolução. Somente através da afetividade é possível ir além do ensino tradicional. É fundamental abordar que a relação pedagógica deve orientar e conduzir a relação afetiva que terá influencia no desenvolvimento do aluno junto com o professor, tendo em vista diferenças individuais e comportamentais de cada um.

ABSTRACT:

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