SUBMISSÕES

TÍTULO: O LÚDICO COMO MÉTODO NO ENSINO DE MATEMÁTICA À CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN

AUTOR: BANDEIRA, Bárbara; DALLACORTE, Flávia; ANDRADE, Hinayara Spiss; Douglas Cezar Reginatto

ANO: 2020

RESUMO:

O presente artigo busca apresentar o lúdico como um método de ensino aprendizagem da
Matemática para crianças com Síndrome de Down (SD). A SD é uma patologia que está presente há
muito tempo na história da humanidade, o indivíduo com SD nasce com um material genético extra
nos cromossomos, ou seja, ele possui 47 cromossomos ao invés de 46. A criança com SD apresenta
uma aprendizagem mais lenta do que as demais crianças, a mesma tem dificuldades no raciocínio
lógico e no pensamento complexo. Neste sentido, surge a ‘Ludicidade’ como um método facilitador
tanto para o professor como para o aluno, através dela o professor poderá estar trabalhando com o
emocional e o cognitivo que possibilitam a elaboração do pensamento. Quando se trata do ensino de
matemática para crianças com SD, muitos pais e professores ficam apreensivos se os seus filhos
irão adquirir conhecimentos. Este trabalho expõe um método lúdico que comprovou-se sua eficácia
através da aplicação da pesquisa de campo, onde demonstrou-se que para se trabalhar com o
ensino da Matemática, especificamente com o ensino da tabuada e das formas geométricas, os jogos
apresentados são um método eficaz que auxiliam na memorização dos fatos fundamentais da
multiplicação e das formas geométricas, visto que é mais simples aprender Matemática jogando e
brincando, ao invés de aprender com um ensino mecânico e abstrato onde a mesma não
compreende o conteúdo de forma tradicional.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR