SUBMISSÕES

TÍTULO: DIDÁTICA DO ERRO: LINGUAGEM E REFLEXÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

AUTOR: Clenilso Zollner de Jesus; Flávia Cristina Rodrigues Corá; Keila Cristina Batista

ANO: 2021

RESUMO:

Este artigo teve como foco refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem, e identificar estratégias utilizadas pelos professores através do erro no processo educativo, os erros mais frequentes que os educandos cometem e a identificação das metodologias utilizadas pelos docentes. A mediação do professor e a participação ativa do estudante na construção do conhecimento, resulta na importância do feedback na prática docente de maneira interativa, para desenvolver o aprendizado. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, possibilitou informações para refletir e questionar a compreensão e perspectiva dos professores que responderam o questionário e atuam no Ensino Fundamental e Médio, a respeito da problemática do erro, e sua superação com metodologias ativas e inovadoras. O estudo favoreceu a verificação de ações formativas e dialógicas como ferramentas de reflexão da docência, com compromisso, olhar diferenciado e mais amplo acerca da avaliação. A pesquisa desenvolvida permitiu identificar as possíveis alternativas pedagógicas que podem favorecer a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, sendo primordial o professor estar em constante reflexão entre o seu fazer cotidiano e as novas teorias, que se revela como tarefa desafiadora na profissão e exercício da docência.

ABSTRACT:

VISUALIZAR/ABRIR