SUBMISSÕES
TÍTULO: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS POTENCIAIS BENEFÍCIOS E DESAFIOS PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM UMA INSTITUIÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO SUDOESTE DO PARANÁ
AUTOR: Felipe Vanzela ; Saory Zabot Bonacolse ; Jussieli Gregol
ANO: 2024
RESUMO:
A inteligência artificial, caracterizada como uma simulação da capacidade de pensamento abstrato, criativo, e, sobretudo, a habilidade de aprender, torna-se cada vez mais presente no cenário cotidiano. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo identificar a influência dessa plataforma no processo de ensino-aprendizagem, em uma instituição de ensino superior, no sudoeste do Paraná, bem como analisar os desafios e os aspectos positivos e negativos associados ao seu uso. Dessa forma, investigou-se 23 professores e 106 alunos do ensino superior em relação à aplicação dessa tecnologia. Os resultados revelaram uma notável adesão às ferramentas de IA, com professores e alunos ativamente engajados, especialmente por meio do ChatGPT, porém, ainda levantam questionamentos sobre o problema da dependência que o uso frequente dessa tecnologia pode causar. Ainda assim, essas informações fornecem dados relevantes que poderão orientar decisões futuras sobre a implementação de tecnologias de IA.
ABSTRACT:
VISUALIZAR/ABRIR